Você sabe o que é auditoria e o papel dela dentro das empresas?

-
27/06/2018

A auditoria é um dos processos primordiais dentro das empresas. Com ele, seus registros e documentos contábeis seguem seguros a partir de uma averiguação, prevenindo problemas relacionados a fraudes ou a irregularidades fiscais.

Para os profissionais de contabilidade ou áreas afins, o termo auditoria é bem comum e muito utilizado no dia a dia. Mas, como utilizar da forma mais estratégica dentro das empresas? Descubra neste post mais sobre a auditoria e como pode ser aplicado na sua empresa ou escritório contábil.

O que é auditoria?

Cada vez mais as empresas precisam atuar de forma eficiente no que diz respeito ao cumprimento das Normas Brasileiras de Contabilidade. Isso implica em trabalhar a gestão fiscal e contábil da companhia, o que requer muita precaução para evitar que ocorram problemas com o Fisco.

A auditoria contábil é o procedimento que tem a finalidade de examinar minuciosamente os registros e documentos da empresa, para verificar se as informações estão corretas e se existe alguma alteração a ser feita ou alguma correção a ser providenciada.

Os contadores já tem a prática convencional da conferência de documentos, registros e o cruzamento de dados. Portanto, examinar o desempenho das operações contábeis por meio de arquivos, fazer a conferência e o cruzamento de dados com o intuito de averiguar inconsistências são processos básicos da auditoria.

Qual o papel da auditoria nas empresas?

Ao pesquisar em sites de busca ou mesmo livros contábeis, você pode encontrar vários conceitos, podendo ser bem parecidos uns com os outros. Porém, na realidade, o termo provém da palavra inglesa “to audit” que em tradução livre é: examinar, ajustar, corrigir ou certificar.

Com isso, a auditoria está preparada para organizar e melhorar os resultados e se antecipar a qualquer tipo de fiscalização. Sabendo que a auditoria é uma especialização da ciência contábil, é fácil chegarmos a um conceito sobre a auditoria e o seu papel dentro da empresa.

A ciência contábil é responsável por estudar, registrar e interpretar os fatos e fenômenos que irão ou poderão alterar o patrimônio de uma entidade. Então, pegando essa linha de raciocínio, já podemos chegar a uma pequena definição de que a auditoria, por ser proveniente da contabilidade, será responsável por examinar ou certificar a veracidade dos registros feitos pela contabilidade.

Na realidade, não serão apenas os registros que serão examinados pela auditoria, e sim todos os fatos e operações que ocorram na entidade e que façam parte da contabilidade.

Tipos de Auditoria

Irão existir dois tipos de auditoria: a interna e a externa. Veja como detalhei:

Auditoria Externa

A Auditoria Externa de uma empresa é realizada por auditores terceirizados que tem por objetivo atestar a legitimidade dos dados patrimoniais e financeiros apresentados no balanço da entidade.

Auditoria Interna

Já a Auditoria Interna é realizada por auditores que são funcionários da própria empresa e o objetivo é o de verificar o nível de segurança dos processos internos.

A observação mais importante sobre a auditoria é que ela não será uma fiscalizadora e sim uma parceira da empresa, pois seu objetivo não é o de procurar culpados, mas o de acompanhar se os processos, controles e dados estão sendo tratados da forma como deveriam ser, ou seja, o objetivo de uma auditoria é conduzir a empresa pelo caminho mais correto a fim de atingir a eficiência profissional ao mesmo tempo em que cumpre com as normas específicas.

Auditoria digital: ela existe?

Sim, acredite! Ela existe e já uma realidade em muitas empresas que querem automatizar seus processos, otimizando seus recursos e tempo. A auditoria digital configura como uma ferramenta otimizada que permite manter um controle mais eficiente de todas as operações da companhia.

Por já se tratar de uma rotina contábil, muitos desses processos são feitos manualmente e, consequentemente, de forma mais lenta e imprecisa. Com o auxílio da tecnologia, esse trabalho se aperfeiçoou, permitindo que análises mais complexas pudessem ser feitas por meio desse sistema inovador. Atualmente, existem sistemas que permitem maior agilidade e assertividade nesses processos de gestão.

Utilize um software de gestão contábil

A tecnologia trouxe inúmeros recursos que facilitaram a vida dos empresários e gestores, e modernizaram a rotina dos trabalhos. Então, uma questão que contribui de forma considerável para o procedimento de auditoria contábil é a utilização de um software de gestão contábil.

Por meio deles você consegue integrar todas as informações contábeis em um só lugar, o que facilita o controle, aumenta a segurança, agiliza as ações internas e o principal: permite mais exatidão dos resultados.

 

Fonte: Fortes Tecnologia.

Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.