Visão Holística Empresarial – Uma Imagem Única

-
11/03/2019

A visão holística empresarial é uma forma para que o empreendedor consiga ter uma visão do todo que forma que a sua companhia resultando numa imagem única. Uma organização é como um organismo vivo complexo em que diversas células (pequenas unidades) juntas formam o todo. É uma maneira de compreender a empresa a partir de uma visão macro, em que todas as pequenas partes fazem sentido juntas.

O que é a visão holística empresarial?

De maneira geral visão holística significa conseguir ter uma visão do todo através da observação das partes que o formam. O conjunto do todo determina a maneira como as partes se comportam, ou seja, uma organização não é o resultado de uma junção de áreas independentes, mas sim da coordenação entre elas.

Todos os processos são entendidos como essenciais para o bom andamento de uma empresa que adota a visão holística como sua filosofia administrativa. Os gestores e colaboradores passam a ter uma imagem única da companhia sendo mais simples tomar decisões assertivas de acordo com o caminho que se deseja percorrer.

Como a visão holística empresarial se manifesta no cotidiano de uma companhia

Para quem se interessou na ideia de utilizar a visão holística como uma guia para a formação de uma imagem única da organização vou dar dicas de como implementar essa metodologia no dia a dia corporativo, isto é, como desenvolver essa visão focada no todo no contexto administrativo da empresa.

– Faça uma análise completa da empresa

Inicialmente é necessário realizar uma análise completa da organização observando detalhadamente os recursos, bens, meios e capitais que ela possui. Como mencionei a visão holística é uma visão das partes formando o todo de maneira que é necessário conhecer cada pequeno detalhe. Cada peça desse quebra-cabeça dá origem a uma imagem inteira que ajudará a determinar a imagem guia da sua empresa.

– Saiba qual é a essência da sua companhia

Por que a sua organização existe? O que funciona como motivação para que seus colaboradores continuem dedicando seus esforços para o fortalecimento dessa marca? Saber responder essas questões é fundamental para poder desenvolver a visão holística empresarial, afinal é necessário saber o que se espera ver quando se olha para o todo. Se tiver dúvidas para chegar a essa resposta é interessante elencar os pontos fortes que corroboram para a existência da sua organização.

– Estabeleça a missão da empresa

Após ter concluído o passo anterior será possível escrever o texto da missão da sua companhia, o motivo que levou a sua criação.

– Determine os valores

A companhia depois de ter a sua missão definida deverá ter um texto com os valores, ou seja, os princípios que norteiam a condução do seu empreendimento.

– Análise do ambiente externo

O que acontece internamente na sua companhia tem grande impacto nos resultados finais, contudo, alguns fatores externos também podem ser potencialmente transformadores como é o caso da economia, política, concorrência, avanços tecnológicos entre outros. Conheça cada um desses fatores assim como a maneira como eles podem interferir para alterar os resultados esperados.

– Seja um gestor presente

Para que se tenha uma visão holística da companhia é necessário ser um gestor presente em diferentes etapas dos processos. Estar à frente da administração da empresa não pode te impedir de conhecer as dificuldades da área de produção, por exemplo. Ter um tempo previamente determinado para visitar os setores da sua companhia permite que se desenvolva uma relação mais próxima com cada departamento. Converse com seus colaboradores e ouça o que diferentes setores têm para comunicar.

– Mude o seu ponto de vista

Se para você parece misteriosa a forma de enxergar o todo por meio das partes menores que o formam sugiro que mude o seu ponto de vista de vez em quando. Sempre que temos dificuldade de imaginar ou visualizar algo é porque do nosso ponto de vista atual ainda é uma ideia inconcebível, mas basta emprestar o lugar de observação de outra pessoa para entender que é perfeitamente possível.

Manter-se muito tempo numa zona de conforto faz com que a sua capacidade de entendimento do que é diferente vá se perdendo. Quando isso ficar complicado feche seus olhos, se posicione em outro lugar e deixe que seu olhar seja guiado pelas novas condições.

– Política empresarial

Para que o conceito de visão holística possa ser corretamente adicionado ao cotidiano da sua organização é importante contar com uma política empresarial, ou seja, com um conjunto de regras e metodologias de processo para que as atividades necessárias sejam devidamente realizadas. O segredo para ter um todo forte é pensar com particularidade em todas as pequenas partes que o constroem.

Fonte: Blog Marcus Marques

Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.