Principais Características do Empreendedor de Sucesso

-
09/05/2019

Algumas características do empreendedor são cruciais para determinar o sucesso do seu negócio no mercado. A forma como o empresário reage a diferentes situações do cotidiano determinam se a sua companhia conseguirá se manter em meio a extrema competitividade. Vale ressaltar que essas características podem ser desenvolvidas quando não são natas.

Conheça as 10 características do empreendedor de sucesso

A seguir listei as 10 principais características dos empreendedores que alcançam o sucesso com mais facilidade. Se você acredita que não possui alguma ou algumas delas não precisa se preocupar, pois pode trabalhar para desenvolvê-las.

1 – Otimismo

Embarcar numa jornada complexa como a do empreendedorismo exige que o indivíduo seja minimamente otimista para não desanimar quando as primeiras dificuldades surgirem. Não será nada fácil, mas com planejamento e preparo emocional ficará mais próxima à linha de chegada. Trabalhe seu pensamento positivo e sua capacidade de levantar diante dos reveses.

2 – Atitude

O empreendedor precisa acima de qualquer coisa ter atitude, seguir em frente com sua ideia mesmo quando as outras pessoas o desencorajam. Nem toda companhia de sucesso parecia ser um excelente investimento no início. Obviamente é bom saber ouvir as ponderações das demais pessoas, contudo, manter sua opinião quando sabe que tem chances reais de sucesso é fundamental.

3 – Capacidade de planejar

Planejamento é fundamental para que um negócio tenha mais chances de ser bem-sucedido e para conseguir pensar nos passos que precisam ser dados o empresário deve ter capacidade de planejar. Ter uma visão ampla do todo permite entender como engendrar as suas atividades em busca do sucesso. O ideal é ter um plano de negócios com metas e objetivos definidos que permitam saber quanto é preciso vender para que o negócio emplaque.

4 – Senso de oportunidade

Para quem pensa que senso de oportunidade não pode ser definida devo alertar que na verdade essa característica se baseia em aprender a ‘ler’ as situações. Quando se conhece todos os elementos que compõem uma determinada situação fica mais fácil perceber que brechas, oportunidades, estão sendo abertas. Será mais fácil desenvolver a capacidade de enxergar e aproveitar as metas conhecendo as suas prioridades enquanto empreendedor.

5 – Autoconhecimento

Como já deve ter ficado claro empreender é uma tarefa difícil que demanda muita dedicação. Estar preparado para os desafios que surgirão depende do quanto você conhece de si mesmo, isto é, como se prepara para cada situação. Você sabe que se conhece quando tem uma boa ideia de como irá reagir em diferentes momentos. Pare e pense você sabe qual será a sua reação se tiver um mês difícil frente a gestão do empreendimento?

6 – Ouvir feedbacks

Para se estabelecer no mercado é importante saber ouvir e aproveitar o que as outras pessoas dizem de relevante. Por isso uma das principais características do empreendedor é saber (e gostar) de ouvir feedbacks. No entanto, deve ficar claro que quando digo ouvir estou me referindo a absorver o que foi dito encontrando formas de aplicar em seu cotidiano.

7 – Capacidade de comunicação

Os empreendedores de sucesso geralmente tem boa capacidade de se comunicar tanto no tocante a ouvir os outros quanto de falar a respeito de suas experiências. A troca de aprendizados contribui para construir uma base mais sólida para o gestor. Além disso, saber se comunicar permite estabelecer uma relação mais profícua com os colabores, fornecedores e demais públicos.

8 – Liderança

Liderar não é uma tarefa simples, é necessário saber motivar e ouvir os membros da equipe assim como ter capacidade de planejamento e realização. Nem todo mundo nasce com essa capacidade para assumir um posto de líder, contudo, com algum esforço é possível se tornar eficiente nessa tarefa. Comece considerando a maneira como age com os liderados tentando determinar quais têm sido seus erros e acertos.

9 – Coragem para se arriscar

Decidir abrir um negócio próprio demanda uma grande coragem, pois se trata de um investimento significativo de tempo e capital. Porém, alerto que não estou dizendo que se deve correr quaisquer riscos e sim aqueles que são necessários. Saber identificar os riscos importantes para que a empresa dê certo também é uma das características do empreendedor que fazem a diferença.

10 – Paixão

Quem empreende deve fazê-lo com paixão e com vontade de descobrir e desbravar mais do mercado em que está inserido. Se você não sente um impulso especial para ir todos os dias para a sua companhia deve começar a pensar que pode ter algo de errado. Essa paixão pode ser observada em outros aspectos da sua vida sendo transportada para o âmbito empresarial. Lembrando que ter paixão para as suas realizações não significa fazer as coisas sem cuidado.

Gostou de conhecer as principais características do empreendedor de sucesso? Então compartilhe em suas redes sociais para ajudar seus amigos!

Fonte: Marcus Marques

Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.