Organização e Limpeza no Ambiente de Trabalho – A Base de Tudo

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23/02/2019

Para que uma empresa seja produtiva é essencial que haja organização e limpeza no ambiente de trabalho, pois essa é a base para a manutenção de um bom clima organizacional, motivação e saúde dos colaboradores. As pessoas passam boa parte de suas vidas no trabalho de maneira que é crucial que se sintam confortáveis e acolhidas pelo ambiente corporativo.

Razões Para Manter a Organização e Limpeza no Ambiente de Trabalho

A seguir, listei quais são as principais razões para se preocupar com a higienização e arrumação do ambiente profissional.

– Queda de produtividade

Os profissionais que atuam num ambiente desorganizado e sem limpeza tendem a render menos devido a dificuldades para encontrar itens e informações assim como se sentem desmotivados pela péssima qualidade a que estão submetidos em termos de saúde.

– Exposição a doenças variadas

A sujeira do ambiente de trabalho pode expor os colaboradores a doenças infecciosas assim como a outros males como alergias respiratórias. Dependendo da gravidade da falta de limpeza o ambiente pode até ser classificado como insalubre.

– Deterioração de equipamentos de trabalho

O acúmulo de sujeira pode acarretar em problemas a médio e longo prazo em equipamentos como computadores, por exemplo. A desorganização da disposição de cabos e fios pode acarretar em mau funcionamento e assim por diante.

– Infestação de pragas

Um dos grandes problemas da falta de limpeza num ambiente é o fato de que pode se tornar um chamariz para pragas como baratas e ratos.

– Imagem pouco profissional da empresa

Aos poucos os colaboradores vão sendo contaminados pelo ambiente que os cerca de maneira que podem acabar se tornando menos profissionais. Se você está numa companhia em que não há preocupação com a manutenção dos equipamentos e nem com a salubridade do local é natural ter uma ideia de que se trata de um local permissivo.

– Cansaço e irritabilidade

A desorganização e a sujeira tendem a despertar nos colaboradores uma sensação de cansaço constante assim como despertar a sua irritabilidade. Não é positivo para ninguém atuar profissionalmente num ambiente como esse e naturalmente os resultados obtidos serão abaixo do esperado.

A Responsabilidade Pela Organização e Limpeza do Ambiente é de Todos

Algo que deve estar claro no escopo da companhia é que a responsabilidade pela manutenção da higiene e da organização é da alçada de todo mundo que trabalha lá. A empresa deve contar com profissionais de limpeza em seus quadros, no entanto, os demais empregados devem colaborar para que os cômodos se mantenham limpos e tudo no seu devido lugar.

A sujeira e desorganização é o resultado da ação das pessoas no ambiente de maneira que somente elas podem evitar a sua proliferação. É a ideia básica de que se você não joga papel de bala no chão da sua casa também não o fará na empresa em que trabalha. Se você está pensando que se trata de uma tarefa complexa engajar os colaboradores em manter a limpeza e a organização saiba que basta uma mudança de cultura.

Conheça o Método 5S

A base do método 5S é que pequenas mudanças de hábitos podem acarretar em mudanças significativas, consiste numa cultura de disciplina. Abaixo vou explicar o conceito de cada um dos ‘S’ para que seja mais simples compreender como conquistar a colaboração dos funcionários da sua companhia.

1° S – Seiri – Senso de utilização

Avalia se há materiais e recursos desnecessários ou fora do lugar atrapalhando o bom andamento e produtividade no ambiente organizacional. Será que é mesmo necessário ter tantas pastas de documentos sobre a mesa ou na área de trabalho do seu computador? É importante deixar claro que o conceito pode ser aplicado ao universo digital também.

2° S – Seiton – Senso de organização

A premissa deste S é a de catalogar os recursos garantindo que eles estejam a disposição dos setores para os quais serão mais úteis. Além dessa noção de organização daquilo que é útil, o conceito de Seiton, sugere que esses recursos sejam colocados ao alcance das mãos de quem precisa.

3º S – Seiso – Senso de limpeza

A limpeza proposta pelo conceito de Seiso diz respeito tanto a aparência dos colaboradores quanto ao próprio ambiente de trabalho. É fundamental estimular que seus funcionários se tornem mais conscientes da sujeira que produzem buscando reduzi-la ao máximo. No que concerne ao ambiente é essencial incutir a ideia de que a limpeza do ambiente diz respeito a todos.

4° S – Seiketsu – Senso de padronização

Idealmente não é necessário criar regras e normas para manter as conquistas obtidas com os 3 S anteriores, no entanto, como pode ser difícil no início os colaboradores fazerem a sua parte em prol da limpeza e organização no ambiente de trabalho sugiro o estabelecimento de consensos, isto é, acordos em que cada indivíduo tem uma responsabilidade para cumprir.

5º S – Shitsuke – Senso de disciplina

Nesse S está enfatizada a relevância de espalhar os conceitos do método 5S como uma filosofia e não como uma obrigação. Alguns colaboradores devem ser escolhidos como facilitadores que ajudarão a passar os conceitos anteriores para novos integrantes dos quadros profissionais da companhia assim como a reciclar os conhecimentos dos participantes de mais tempo.

Fonte: Blog Marcus Marques

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