O Que é o Marketing 4.0?

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05/11/2019

A revolução digital transformou o mercado corporativo e uma das provas disso é o desenvolvimento do chamado marketing 4.0, conceito elaborado e difundido por Philip Kotler em 2016, professor e autor de livros considerado o ‘papa’ do marketing. Sete anos antes o mesmo autor havia apresentado ao mundo o conceito de marketing 3.0. O que fica claro é que a tecnologia tem mesmo o poder de transformar os mecanismos do mercado rapidamente.

Entenda o que é marketing 4.0

No ano de 2016 chegou às livrarias o livro “Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital” de Philip Kotler em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. Nessa obra os autores investigam a transformação que a difusão dos meios digitais causou no mercado. Antes para que uma empresa se consolidasse em seu mercado deveria investir em mídias como a televisão ou revistas, contudo, atualmente, o foco de investimento se direcionou para o mundo digital.

Para Kotler é exatamente nessa mudança de paradigma que se concentra o marketing 4.0. As companhias que conquistam um espaço mais significativo no mercado são aquelas que conseguem alinhar o marketing tradicional com o marketing digital. As marcas precisam descobrir como capturar a atenção do público que está cada vez mais envolvido com as diversas distrações virtuais.

Linha do tempo do marketing: Do 1.0 ao 4.0

Philip Kotler é o autor do livro “Administração de Marketing”, de 1967, que se tornou o mais relevante dessa área. Dessa forma os seus estudos e livros servem de base para delinear a linha do tempo da evolução do marketing. A seguir vou apresentar um breve histórico da evolução do marketing de acordo com as premissas de Kotler.

Marketing 1.0: Era dos produtos

A primeira fase do marketing, de acordo com Kotler, era bastante cômoda para as empresas haja vista que eram os consumidores que se adequavam aos produtos e não o contrário. O principal exemplo dessa fase é a Ford que por um determinado período fabricou somente carros pretos, não importava se os consumidores desejassem mais opções de cores. O foco desta etapa eram os produtos.

Marketing 2.0: Era do consumidor

Nessa etapa as marcas começaram a se preocupar mais em satisfazer os seus consumidores haja vista que eles tinham mais perspectivas no mercado, a concorrência havia se ampliado. Mais do que atender era necessário entender e oferecer o que os compradores ansiavam. O foco dessa etapa era o consumidor.

Marketing 3.0: Era dos valores

O marketing 3.0 tem como base três importantes pilares que são: cultura, espiritualidade e colaboração. O consumidor é entendido como um ser humano e seus valores são postos em primeiro lugar. Os valores de quem compra passa a ser o foco do planejamento estratégico das organizações.

Marketing 4.0: Era da revolução digital

Os gestores devem focar em entender quais são os impactos causados pelas mudanças no mercado realizadas pelo marketing 4.0. A seguir vou explicar os tópicos mais relevantes desse conceito e como utilizar isso a favor da sua organização.

1 – Internet onipresente

Hoje em dia as pessoas estão conectadas a internet praticamente o tempo todo e isso significa que elas podem ter acesso ao conteúdo que desejarem com apenas alguns cliques. Os consumidores podem pesquisar a respeito dos produtos que lhes interessa bem como ler as avaliações feitas por outros consumidores. Até a compra pode ser feita online.

2 – Produto inclusivo

No marketing 4.0 se destaca no mercado o produto ou serviço que consegue incluir em seu escopo os mercados emergentes de consumo, uma mudança significativa haja vista que na realidade anterior o mais importante era a exclusividade.

3 – Fluxo de influência horizontal

Marcas e consumidores estão alinhados, lado a lado, num fluxo de influência horizontal. Nas etapas anteriores do marketing esse fluxo era vertical criando um ambiente hierarquizado.

4 – Reconhecimento social

Comprar era um ato individual, no entanto, com a difusão das redes sociais e da busca pelo reconhecimento digital tornou-se uma experiência social. O impacto que o compartilhamento de uma compra terá influencia diretamente na tomada de decisão dos consumidores.

Como se adaptar ao marketing 4.0?

O marketing 4.0 é uma realidade no mercado atual e as empresas que desejam se manter no jogo precisam se adaptar a ele. O primeiro ponto a ser considerado é o trabalho de humanização da marca. Antes as companhias eram vistas como frias e impessoais, contudo, atualmente precisam ser capazes de estabelecer vínculos com seus consumidores por meio de uma personalidade humanizada.

As marcas passaram a acompanhar o consumidor mesmo depois que a compra já foi efetivada. Essa é a era da informação e as companhias que investem na produção de conteúdo são as que mais se destacam no mercado, pois conseguem se aproximar mais verdadeiramente dos seus consumidores. É fundamental que as mensagens transmitidas pelas empresas seja realmente relevantes para manter o olhar do mercado voltado para elas.

Fonte: Marcus Marques

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