O Que é Controladoria e Qual a Sua Importância?

-
02/05/2019

O controle contábil e administrativo é determinante para que as companhias não percam o foco e entrem em situações que podem não ser positivas para a sua manutenção no mercado a longo prazo. Organizações que não entendem a relevância da controladoria podem ter sérias dificuldades a longo prazo.

O que é controladoria?

Controladoria nada mais é do que o departamento ou órgão de companhias que tem como objetivo promover o controle contábil e administrativo. A base de atuação desse setor está em usar padrões de qualidade predeterminados em conjunto com o planejamento da organização para evitar saídas bruscas do orçamento e desvios dos objetivos iniciais. É importante ressaltar que para a controladoria cumprir seu papel com efetividade demanda da ajuda de todos os colaboradores da companhia independente da hierarquia.

Qual a importância da controladoria nas empresas?

A realização de monitoramento constante é essencial para que as companhias atendam as demandas do seu público consumidor se adequando às mudanças estratégicas necessárias e sem perder o seu foco. Manter-se atualizado e de olho na saúde financeira do negócio é o que determinará o quão longeva será uma organização no mercado. A partir do trabalho realizado pela controladoria será possível ter acesso a dados e a um panorama completo a respeito da organização.

Numa situação em que uma empresa deseja investir em outra ou mesmo ampliar sua atuação no mercado é importante ter informações que ajudem a determinar o quanto ela está saudável e de que maneira os objetivos podem ser alinhados. Informação é tudo para que uma companhia consiga se manter operante em várias situações e com efetividade.

Benefícios da controladoria

Para que fique ainda mais clara a relevância da controladoria para o bom andamento da organização listei a seguir alguns dos vários benefícios obtidos a partir da mesma.

– Diminuição de riscos estratégicos

O trabalho da controladoria contribui para reduzir os riscos estratégicos em curto, médio e longo prazo. Com a definição de um padrão de atuação a empresa se torna menos suscetíveis a cometer erros que poderiam passar despercebidos se não fosse a fiscalização da controladoria.

– Visualização de um panorama geral

Com os dados da controladoria é possível fazer um desenho do panorama geral da companhia entendendo em que ponto ela se encontra nesse momento e quais são os próximos passos que podem ajudar a torná-la mais competitiva em médio e longo prazo.

– Dados para processos decisórios

Muitas vezes, os gestores de uma companhia se encontram numa situação difícil em que precisam tomar uma decisão importante e que irá impactar a empresa por um longo período, mas não têm uma base segura para determinar qual o melhor passo a seguir. O trabalho de monitoramento constante da controladoria pode ajudar a entender com mais facilidade quais as melhores decisões a serem tomadas.

– Redução do retrabalho

O retrabalho é um dos principais fatores de prejuízo para uma empresa e com o trabalho de fiscalização e avaliação realizado pela controladoria se torna mais fácil reduzi-lo ou até extingui-lo. Não tendo uma taxa elevada de retrabalho obviamente se tem um ganho significativo em produtividade.

– Redução de custos desnecessários

Somente com uma observação constante e de perto é possível identificar onde estão os principais geradores de custos de uma companhia. Realizando uma análise focada em padrões de qualidade fica mais simples determinar onde cortar custos. Além da questão de economia essa redução de custos pode funcionar como um impulso para que a produção seja mais assertiva.

Como a controladoria opera na empresa?

A base de atuação da controladoria está no controle, a partir de padrões de qualidade é possível chegar a mais resultados positivos. Para que se tenha mais possibilidades de realização é importante que os gestores participem ativamente tanto no fornecimento de informações como para colocar em prática as estratégias desenhadas por esse departamento.

O dia a dia de trabalho da controladoria é mais simples do que se imagina, com a definição de padrões de controle a equipe que compõem esse órgão faz comparações entre diferentes períodos para identificar quais são os pontos que não estão seguindo a lógica proposta e como resolver essa situação. No escopo de tarefas pertinentes a controladoria está desde operações contábeis até atividades que são executadas por áreas responsáveis por dar suporte.

Cabe a controladoria elaborar o planejamento, organização, direcionamento e controle dos mais diversos projetos de uma companhia. Trata-se de um órgão ou departamento que trabalha com todo o sistema empresarial relevante para que uma empresa se mantenha operando.

A controladoria tem um papel imprescindível para que as empresas se mantenham operacionalmente saudáveis no mercado.

Fonte: Marcus Marques

Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.