Ideias Inovadoras Para Reduzir Custos da Sua Empresa – 8 Ideias Matadoras

-
05/02/2020

Planejar a área financeira de uma organização pode não ser simples e, em muitos casos, os gestores se veem às voltas com contas que não fecham. Se você tem passado por essa situação com alguma frequência, pode se beneficiar das 8 ideias matadoras a seguir para reduzir custos da empresa que gerencia. Lembrando que eliminar custos não significa cortar de qualquer lugar sem critério.

8 ideias matadoras para reduzir custos da empresa

A redução de custos eficiente tem como base a mudança de atitudes e comportamentos pequenos que têm reflexos globais. A seguir apresentarei a você 8 ideias que são relativamente fáceis de aplicar em sua corporação e podem ter resultados eficazes no que concerne a gestão de recursos.

1 – Reduza o gasto de energia elétrica na empresa

A economia de energia elétrica numa organização diz respeito a mais do que solicitar que seus funcionários desliguem sempre as luzes (embora isso seja bastante relevante e esteja na dica 2). O gestor deve fazer um levantamento de quantas lâmpadas possui no ambiente corporativo e quantas são realmente necessárias. Não se surpreenda ao descobrir que há muitas lâmpadas a mais do que o que precisa para o bom andamento do trabalho.

O tipo de lâmpada que está sendo usada também pode ter interferência, as de LED são as que consomem menos energia. Outras potenciais soluções incluem pintar as paredes em ambientes que sejam muito escuros para que fiquem mais iluminados, reduzir o uso do ar-condicionado e adotar o hábito de tirar alguns equipamentos da tomada (aqueles que ficam com uma luz vermelha enquanto desligados especialmente).

2 – Sinalização educativa

Sabia que grande parte dos desperdícios que realizamos em nosso dia a dia se deve a falta de lembrança de que poderíamos economizar? Pois, é a dica nesse caso é promover o que se chama de sinalização educativa que consiste em espalhar plaquinhas de recados pelo ambiente da empresa estimulando atitudes como “Traga sua própria caneca e evite os copos descartáveis”, “Apague a luz ao sair” e “Imprima somente o que for necessário”. Quem lembra acaba fazendo.

3 – Digitalize processos para economizar

Você sabe quanto a sua empresa gasta por mês com a compra de papel para impressão ou a manutenção de espaços físicos para realizar reuniões que poderiam ser feitas online? Quem sabe como utilizar a tecnologia como sua aliada consegue ter bem menos gastos no cotidiano corporativo.

Um procedimento possível é desestimular seus colaboradores a imprimir toda e qualquer informação. Eles podem muito bem fazer uso de arquivos digitais, somente em casos em que seja premente fazer impressões se deve optar por esse recurso. Um bom sistema de intranet pode ser uma solução efetiva para reduzir ou até extinguir o hábito da impressão.

Ferramentas como o Skype permitem que os indivíduos façam reuniões bem importantes sem sair das suas salas. Isso reduz os custos de manutenção de uma sala específica para reuniões ou até custos com despesas de viagens desnecessárias.

4 – Distribua canecas e/ou copos

Investir em copos e/ou canecas para os colaboradores evita aquela desculpa que alguns funcionários dão de que esquecem de levar seus próprios utensílios. A partir do momento que todo mundo tem sua caneca não precisa mais de copos descartáveis que geram um impacto mensal na folha de gastos da companhia. Gaste apenas uma vez para economizar sempre. Além disso, o plástico dos copos descartáveis leva mais de um século para se decompor na natureza, empregue esse argumento também.

5 – Use o sistema de banco de horas

Também é possível realizar uma economia significativa por meio da implantação do sistema de banco de horas ao invés de pagamento de horas extras. Observe se na sua organização é possível abrir mão de alguns colaboradores em algum momento, de maneira que se possa conceder-lhes folga ao invés de adicional de pagamento. O ideal é que os próprios colaboradores programem de que maneira desejam usufruir dessas folgas.

6 – Atenção à otimização de processos

A base para a economia corporativa está em conseguir driblar o desperdício que pesa no orçamento no final das organizações. Para essa eliminação de custos é essencial fazer um mapeamento dos processos encontrando os pontos que podem ser facilmente removidos para que se tenha uma linha de trabalho mais eficaz. Otimização é uma palavra que funciona como sinônimo de redução de custos.

7 – Faça uma análise dos seus fornecedores

Tenha certeza que boa parte dos custos que parecem impossíveis de mudar pode sim ser melhorada. Essa dica é válida especialmente para os seus fornecedores, observe quem são e o que oferecem de maneira que possa então determinar quais podem ser trocados sem que a produção seja prejudicada. Promova comparações constantes com o objetivo de eliminar custos extras sempre que possível.

8 – Incentive a cultura de redução de custos

Até a criatividade para economizar pode se mostrar curta então nada mais relevante do que engajar os seus colaboradores a investirem numa cultura de redução de custos. Uma forma de incentivá-los a fazerem o seu melhor é oferecer brindes para aqueles que se mostrarem mais dedicados. Também é possível conceder benefícios para o coletivo como a compra de uma máquina de café entre outras possibilidades quando o semestre fechar com redução de custos.

Fonte: Marcus Marques

Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.