Entrevista estruturada – Maior precisão no recrutamento de novos funcionários

-
17/04/2020

Acertar na contratação de funcionários é fundamental para evitar que as empresas tenham prejuízo com a alta rotatividade (turnover) e realização de inúmeros processos seletivos. A entrevista estruturada é uma excelente alternativa para ser mais assertivo no processo encontrando os profissionais realmente preparados para a função. Trata-se de um roteiro composto por perguntas chave.

O que é entrevista estruturada?

Recebe o nome de entrevista estruturada uma estratégia de recrutamento em que é estabelecido um roteiro com as perguntas mais relevantes para selecionar os melhores candidatos. O entrevistador consegue ter mais clareza quanto a melhor escolha a ser feita durante o período de entrevistas porque consegue conhecer mais das características mais pronunciadas dos pleiteantes ao cargo.

O diferencial desse estilo de recrutamento para outros é ter mais foco nos tópicos referentes à vaga que deve ser preenchida. Em algumas entrevistas menos planejadas é possível dispersar o foco e escolher erroneamente guiado por elementos que mais tarde se mostrarão de pouco impacto para o sucesso. Analisar os candidatos mais profundamente faz toda a diferença para contratar o profissional mais adequado para os cargos em aberto.

Como é feita a entrevista estruturada?

Para quem se interessou nessa forma de selecionar candidatos durante um processo de recrutamento vou apresentar o passo a passo de como elaborar uma entrevista estruturada. A precisão desse método é alcançada por meio de um planejamento focado.

1 – Elaboração do roteiro

A base para realizar uma entrevista estruturada está em ter um roteiro de perguntas assertivo com questões que sejam realmente relevantes para encontrar o melhor candidato para ocupar a vaga disponível. Redija questões que ajudem a determinar se o indivíduo do outro lado da mesa é ou não adequado para enfrentar os principais desafios do dia a dia.

Considere não somente perguntas sobre a qualificação acadêmica como também das características pessoais do candidato. Inclua no roteiro perguntas específicas e genéricas alternadas para deixar o candidato mais a vontade durante a entrevista. A forma como a pessoa reage sob pressão e/ou tendo que interagir com uma equipe numerosa pode ser ponto decisivo para aceitá-lo ou dispensá-lo.

2 – Testando as perguntas

O recrutador deve fazer um teste com as perguntas elaboradas para ter certeza de que elas serão realmente eficientes. Uma forma de tornar esse processo mais assertivo é debate-las com o gestor do setor para onde o funcionário será enviado. Por exemplo, se o objetivo é contratar um novo assistente de marketing as perguntas podem ser testadas com o gerente de marketing. Também é essencial que o recrutador saiba quais são as melhores e as piores respostas para cada um dos questionamentos.

3 – Sem desvios

Durante a realização da entrevista estruturada o recrutador deve conduzir a conversa de tal forma que o entrevistado não fuja do que está estabelecido no roteiro. Algumas pessoas têm grande habilidade comunicativa e podem tentar desviar dos tópicos mais difíceis com jogo de cintura, estar pronto para evitar essas saídas pela tangente é fundamental.

4 – Atualize sempre os roteiros

Os recrutadores devem manter seus roteiros de entrevista estruturada sempre atualizados para evitar as respostas artificiais. Com o passar do tempo os profissionais começam a saber mais ou menos quais serão os questionamentos e com isso começam a se preparar com respostas treinadas. A precisão da escolha depende de ter respostas sinceras e verdadeiras.

5 – Comparação de respostas

Ao final das entrevistas o recrutador deve fazer um comparativo entre as respostas dos candidatos para encontrar aquele que se sobressaiu no sentido de ser mais adequado para a função que irá assumir.

Questões importantes

Para realizar o processo de entrevista estruturada corretamente estabeleça o tempo que ela deverá durar padronizando o período para todos os candidatos. Siga o roteiro a risca para que todos os participantes do processo tenham as mesmas oportunidades e dificuldades, quanto mais padronizado for o processo mais fácil será estabelecer o comparativo.

Entrevista estruturada: mais precisão para escolher funcionários

A grande vantagem desse método de recrutamento é o fato de que ele oferece mais precisão para a escolha dos novos funcionários. A partir das perguntas e respostas obtidas durante a entrevista fica mais simples saber quem são os candidatos com mais chances de sucesso no cargo. Claro que a expertise de quem elaborou o roteiro faz toda a diferença para que a avaliação seja precisa.

A contratação de pessoas verdadeiramente qualificadas evita gastos excessivos com a realização de processos seletivos desnecessários e facilita a interação entre os colaboradores de um mesmo setor, pois eles passam mais tempo juntos realizando as tarefas propostas e resolvendo desafios. Se a sua companhia tem dificuldades em selecionar os candidatos mais adequados com as vagas abertas deve considerar usar essa metodologia.

Fonte: Marcus Marques

Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.