Entenda como melhorar a experiência do usuário no seu site

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02/05/2019

A experiência do usuário no site impacta em absolutamente todos os aspectos da sua estratégia de vendas online e marketing digital. Por isso, ela é um tema muito importante que deve receber toda a sua atenção, inclusive de forma prioritária, na elaboração e manutenção de um site.

Por ser tão importante, essa experiência afeta a atenção do usuário, o engajamento, a decisão de compra e a necessidade de suporte. Além disso, impacta na hora de um cliente recomendá-lo — ou não — o seu site para algum conhecido ou compartilhá-lo em suas redes sociais.

Pensando nisso, elaboramos este artigo em que você saberá quais são os principais pilares da experiência no usuário, além dos fatores que impedem o usuário de realizar a conversão que você deseja no site. Confira!

Entenda os principais pilares da experiência do usuário no site

Estética

A estética é o pilar elementar da experiência do usuário no site, pois ela passa a primeira impressão de como isso ocorrerá. Basta você pensar em quantas vezes já saiu de uma página por considerá-la feia, sem sequer ver de forma mais aprofundada o que ela tinha a oferecer?

Uma estética agradável é um convite ao usuário para que ele navegue no site, além de transmitir mais credibilidade e sensação de cuidado com a marca.

Usabilidade

Por meio de recursos estéticos e textuais convidativos, você conseguiu despertar o interesse do visitante em permanecer no seu site. Porém, o usuário começa a encontrar uma série de dificuldades de navegação, como botões que não funcionam, links quebrados, páginas que não carregam, ou, ainda, que não se adaptam aos dispositivos móveis.

Ao se deparar com todas essas dificuldades, por mais interessado que esteja, o usuário acabará optando por tentar encontrar o que procura em outro site.

Arquitetura de informação

E por falar em encontrar o que procura, é nessa hora que entra a arquitetura da informação. De nada adianta um site lindo e funcional se as informações estão perdidas dentro dele.

A arquitetura da informação é uma espécie de mapa de navegação do site que ajuda o usuário a saber onde está e qual caminho deve ser tomado para que ele chegue onde quer ir.

Fluxos de interação

Os fluxos de interação servem para conduzir o usuário a ação que você deseja que tome. Eles são um complemento do mapa oferecido pela arquitetura da informação, com a diferença de apontar o próximo passo que o usuário deverá dar em direção à conversão desejada.

Conteúdo

Por fim, está o conteúdo. O usuário chegou a seu site em busca de algo, viu que é lindo, que funciona e sabe como navegá-lo. Porém, se não encontrar o conteúdo que deseja, não realizará a conversão.

Por isso, certifique-se de cumprir as promessas de conteúdo que o site faz para atrair o usuário. Por exemplo, com boas descrições de produtos e serviços, além de artigos que o ajudem a compreender a sua necessidade.

Saiba quais são os fatores que afastam os usuários do site

É preciso considerar que a conclusão de uma operação no site não significa necessariamente que o usuário ficou satisfeito com a experiência que teve.

Por isso, tenha atenção redobrada com detalhes como:

  • usabilidade em dispositivos móveis;
  • formulário muito extenso;
  • pop-ups e propagandas em excesso;
  • informações insuficientes sobre produtos e serviços oferecidos;
  • falta de um canal de comunicação direto com a empresa;
  • conteúdos difíceis de serem encontrados.
  • aprimorar a experiência do usuário no site é uma tarefa importante e necessária para o sucesso do seu negócio online. Por isso,
  • contar com a ajuda de uma agência especializada para ajudar na sua otimização é vital para que tudo funcione como o esperado.

E agora que você já entende como melhorar a experiência do usuário no seu site, aprenda também sobre user experience e inbound marketing: qual é a relação entre esses dois conceitos.

Fonte: Blog Atratis

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