Empreendedores de sucesso que começaram do zero

-
21/11/2018

 

Conhecer histórias de empreendedores de sucesso que começaram do zero e conseguiram construir verdadeiros impérios é uma forma de se sentir impulsionado a realizar o mesmo em sua vida. O mais interessante dessas histórias é que na maior parte dos casos essas pessoas não davam o menor sinal de que chegariam tão longe, mas mesmo assim se destacaram por sua atuação.

Conheça a história de empreendedores de sucesso que começaram do zero

A seguir vou apresentar histórias de indivíduos que mesmo contra todas as expectativas, ou falta delas, não desistiram de seus sonhos empreendedores e conseguiram se consolidar no mercado.

Empreendedores: Bill Hewlett e Dave Packard

Empreendimento: Hewlett-Packard (HP)

Na década de 1930, os jovens Bill Hewlett (1913) e Dave Packard (1912), se conheceram enquanto estudavam engenharia de rádios na Universidade de Stanford, que fica em Palo Alto, Califórnia. Os dois que ficaram amigos devido ao gosto em comum por eletrônicos acabaram se afastando quando Packard foi contratado pela General Eletric (GE) e Hewlett foi para a pós-graduação.

No entanto, depois de algum tempo se reencontraram e tendo em mãos somente 538 dólares e o apoio de um mentor decidiram que iriam abrir seu próprio negócio. A poderosa HP nasceu numa garagem minúscula e teve seu nome escolhido por Hewlett que ganhou na sorte o direito do batismo. A empresa produziu desde equipamentos para a Segunda Guerra Mundial até competitivos computadores pessoais. A HP marcou ainda o nascimento da fama do Vale do Silício.

Empreendedor: Alberto Saraiva

Empreendimento: Rede Habib’s

As famosas esfihas do Habib’s que atualmente são anunciadas por artistas globais no horário nobre da televisão são resultado de muito trabalho e da capacidade de ouvir e absorver dicas de Alberto Saraiva. Os pais de Alberto moravam numa casa muito simples de pedra e sem geladeira na pequena aldeia portuguesa de Veloza. Embora o casal não passasse fome não tinha boas condições e foi então que decidiram em 1953 embarcar num navio para o Brasil.

A mãe de Alberto fez questão que ele nascesse em Portugal para somente então se mudar. Com dificuldade para conseguir emprego o pai de Alberto passou a vender doces no interior do estado do Paraná. O pequeno menino português cresceu e decidiu que seria médico, para isso se mudou para o interior de São Paulo onde tentou três vezes o concorrido vestibular conseguindo entrar no tão sonhado curso. Os pais se mudaram para o interior de São Paulo para o acompanhar.

O pai de Alberto trabalhava administrando uma padaria para o curso de medicina quando foi assassinado durante um assalto. Ainda abalado o jovem estudante não teve escolha, assumiu o negócio que era muito problemático. Um dia ele ouviu de um taxista que não devia desistir e resolveu baixar os preços da padaria aumentando consideravelmente a clientela. O passo decisivo para fundar a Habib’s foi a contratação de um senhor que lhe disse que sabia fazer algumas comidas árabes. Não demorou para que a ideia saísse da padaria para uma rede de lojas que hoje é uma das mais populares do país.

Empreendedor: Henry Ford

Empreendimento: Ford

Um dos nomes mais importantes do segmento automotivo e inventor do sistema de linha de montagem industrial, Henry Ford, nasceu em 1863 numa fazenda. Com o desejo de deixar a sua vida pacata na fazenda para trás foi para Detroit, nos Estados Unidos, onde trabalhou com motores a vapor. Acabou sendo contratado pela empresa de Thomas Edison, a Edison Illumination Company.

Mesmo com um cargo importante ele nunca desistiu de trabalhar na sua própria invenção, uma carruagem que não necessitasse de cavalos para se locomover. O trabalho inicial foi feito num porão da companhia em que trabalhava e nos fundos da sua casa. O ano de 1896 marcou o nascimento do “Ford Quadrycicle” que foi o primeiro de vários modelos e melhorias que assustavam os investidores, mas que sempre conquistaram grande sucesso no mercado.

Há que se destacar que Ford teve uma grande visão empreendedora ao compreender que precisava reduzir a rotatividade de colaboradores oferecendo salários bem mais altos do que a média do mercado. A linha de montagem também foi uma contribuição significativa para o desenvolvimento da indústria como um todo.

Empreendedora: J. K. Rowling

Empreendimento: Obra Harry Potter

Embora J. K. Rowling seja uma escritora a incluí nessa lista de empreendedores de sucesso que começaram do zero porque sua obra se tornou uma das mais lucrativas da história. Nascida em 1965, no Reino Unido, ela sempre soube que seria escritora no futuro, porém, seus pais temiam que ela não conseguisse sobreviver nessa profissão tão instável. Buscando atender seus pais, mas sem deixar seu sonho de lado Rowling se formou em letras clássicas.

Sete anos após ter se formado a escritora se encontrava numa situação bastante difícil estando recém-divorciada e com um bebê para cuidar. Sobre esse período a autora diz que era tão pobre quanto se possa imaginar, tirando apenas o fato de que tinha um teto. Enquanto o bebê dormia ela escrevia avidamente em cafés até que concluiu o manuscrito de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. O livro foi recusado por 12 editoras até que a Bloomsbury fez uma oferta.

O resto dessa história todos conhecem, a autora se tornou uma das mulheres mais bem-sucedidas do Reino Unido tendo a sua obra adaptada para duas franquias no cinema. Não desistir mesmo quando tudo vai contra as suas expectativas é a principal lição que se pode aprender em histórias assim.

Fonte: Marcus Marques

Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.