Contador na gestão financeira: entenda a importância

-
01/10/2019

A área de contabilidade nem sempre é valorizada nas empresas como deveria, é considerada por algumas, um fardo ou uma obrigação que precisa ser cumprida. A verdade, entretanto, é que o trabalho do contador na gestão financeira pode ter um papel muito mais importante do que você imagina.

Por cuidar das movimentações financeiras da empresa e realizar análises, a atuação desse profissional deve ser valorizada se você realmente deseja obter uma gestão melhor. Confira a seguir como o contador na gestão financeira pode ajudar a sua empresa.

Ajudar no pagamento de impostos

Qualquer empreendedor brasileiro sabe que a carga tributária do Brasil desempenha um grande papel no sucesso da empresa. Por ser bastante elevada, essa carga de impostos pode acabar sendo o fator que leva uma empresa a fechar as portas. Por isso, é sempre necessário buscar formas de escolher as opções que fornecem os impostos mais em conta.

O trabalho do contador, portanto, é indispensável nesse sentido já que ele pode auxiliar na decisão sobre qual regime de tributação escolher, por exemplo. Em outras palavras, mediante uma análise personalizada para o seu negócio, o contador ajudará sua gestão financeira porque será capaz de indicar qual é o melhor caminho para pagar menos impostos.

Garantir a organização financeira

Como um contador é responsável por registrar todas as informações financeiras relativas à atividade do negócio, como entradas e saídas de valores, esse profissional também garante a organização financeira. Esse processo no Brasil, já tem nome: BPO Financeiro ou Business Process Outsourcing Financeiro.

Para a gestão, isso é muito importante, já que quanto mais organizadas forem as finanças, maior é o controle exercido sobre elas. Ao ter essas finanças sobre controle, a gestão também é facilitada e sua produtividade otimizada.

Fornecer análise de resultados financeiros

Um contador também pode ser responsável por fornecer resultados de análises dos resultados financeiros da empresa. É o caso, por exemplo, de apresentar o fluxo de caixa ou então o DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício – para indicar qual a saúde da organização.

Esse tipo de informação e análise é especialmente útil para a gestão financeira porque fornece detalhes importantes sobre como é o comportamento da empresa, permitindo que sejam realizadas otimizações e mudanças conforme o necessário.

Com todas as análises nas mãos, o contador pode ainda ajudar o empreender a tomar as melhores decisões para o desenvolvimento da sua empresa.

Criar uma visão estratégica

A atuação do contador na gestão financeira também pode criar uma visão estratégica sobre os negócios em que as análises passam a ser integradas e sistêmicas. Isso significa que em vez de apenas encarar o fluxo de caixa isoladamente, por exemplo, o contador pode permitir que a gestão tenha uma visão mais completa de como esses resultados influenciam o pagamento de impostos ou o pagamento aos fornecedores.

Além disso, a atuação do contador na gestão financeira pode ser utilizada para ajudar no planejamento do futuro, como com a definição de novos objetivos e metas financeiras. O resultado é que a gestão passa a receber mais apoio na hora de tomar decisões estratégicas e consegue enxergar mais à frente, o que gera resultados mais satisfatórios.

O seu contador deve ser mais valorizado porque ele é capaz de auxiliar a gestão financeira tanto no pagamento de impostos até a criação de uma visão estratégica e altamente focada em resultados. Com isso, esse profissional pode se tornar uma das pessoas mais valiosas para que a sua gestão financeira tenha o sucesso desejado.

Profissional capacitado

Um dos principais investimento feitos pelas empresas na área de Recursos Humanos, são treinamentos e capacitações. Ao contratar um contador para fazer a gestão financeira, você garante que o profissional já tem capacidade para exercer o trabalho, afinal já faz parte da área de conhecimento dele.

Portanto, você pode diminuir custos com alguns treinamentos, já que parte do trabalho vai ser feito por quem conhece. E assim, focar em capacitações mais direcionadas para os colaboradores do setor financeiro.

Fonte: Blog Fortes Tecnologia

Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.