Confira 6 passos essenciais para fazer uma pesquisa de mercado

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21/11/2018

 

Pelo fato de o mercado se tornar cada vez mais competitivo, é preciso que a empresa busque meio de se desenvolver e tornar-se destaque, impedindo sua falência. Entre essas medidas, uma boa alternativa é a pesquisa de mercado.

Trata-se de uma ferramenta importante para instituições de qualquer porte, com a finalidade de oferecer informações relevantes, que vão auxiliar a organização a entender o que os clientes pensam a respeito da marca, produtos e serviços oferecidos. Outra vantagem é a possibilidade de conhecer melhor a situação do segmento no comércio e como anda a concorrência.

Pensando nisso, elaboramos este texto para que você saiba como fazer uma pesquisa de mercado adequada e que vá contribuir para o sucesso do negócio. Confira!

1. Determine qual será o problema de pesquisa

Para iniciar a pesquisa de mercado, é necessário ter um problema que será o objetivo dela, ou seja, a resposta que você quer ter com o questionário. Entre esses problemas, você pode optar por:

  • Qual o motivo de as vendas caírem;
  • Qual o valor adequado para a precificação de um produto;
  • Qual a melhor estratégia de marketing a ser utilizada, entre outros.

2. Defina o público-alvo

Sempre que for realizar uma pesquisa de mercado, é necessário definir que será o seu público-alvo. Para identificá-lo, pense em qual é o tipo de cliente ideal para o seu negócio, ou seja, aquele que adquire os produtos ou serviços. Você pode fazer as seguintes definições:

  • Renda mensal;
  • Faixa etária;
  • Canais de comunicação que utilizam;
  • Costumes etc.

3. Tenha dados e métricas em mãos

Os dados retratam uma parte fundamental da pesquisa e ter fontes confiáveis para procurar por informações é de muita valia.

Você pode utilizar as seguintes ferramentas para essa função:

  • Sebrae: ótimo site para encontrar dados e pesquisas importantes de vários mercados;
  • Think with Google: o site traz uma grande quantia de conteúdo com dados e informações relativos aos hábitos de consumo para instituições de todos os tipos;
  • Inteligência Rock Content: maior central de pesquisas sobre marketing de vendas no país.

4. Elabore seu questionário de pesquisa

Ao elaborar o questionário de pesquisa, é preciso se atentar a alguns fatores. Ele precisa ser claro e objetivo para simplificar o entendimento dos entrevistados. Questionários muito complexos têm menos retorno e são mais complicados para avaliar.

Por esse motivo, averigue se todas as perguntas criadas são essenciais para resolver o seu problema de pesquisa. Uma boa ideia é entrevistar também seus clientes atuais, já que se trata de uma excelente fonte de informações e feedbacks, que serão muito úteis para aplicar mudanças na empresa.

Alguns recursos podem ser usados para facilitar a criação do questionário, como:

  • SurveyMonkey: pois facilita a elaboração de questionários conforme seus objetivos. Conta com vários modelos prontos;
  • Typeform: por ser de uso simples;
  • Opinion Box: por conceder opções para criação de pesquisas online por conta própria e por intermédio de uma equipe dedicada e com pessoas especializadas.

5. Realize o cruzamento dos resultados

Fazer o cruzamento dos dados é importante para conseguir resultados mais complexos e significativos. Faça comparações, por exemplo, se as opiniões de mulheres e homens são iguais, se os resultados dos mais novos são diferentes dos mais velhos, o que a classe alta e a classe baixam pensam a respeito, entre outras.

6. Analise as respostas e emita relatórios

Ao final da pesquisa, reúna as respostas e faça um relatório com os resultados encontrados. O ideal é criar padrões nas respostas, que podem ser transmitidos em forma de gráficos com as devidas porcentagens, facilitando a tomada de decisões com base nos dados obtidos.

Você também pode compartilhar esses resultados com alguém, como a equipe, a diretoria da empresa, os clientes, entre outros.

Agora que você sabe como fazer uma pesquisa de mercado eficaz, não espere mais para conhecer melhor os seus clientes, a aceitação dos produtos e serviços ofertados, como ganhar vantagem competitiva e demais pontos que podem fazer toda diferença no crescimento e êxito da sua empresa.

Fonte: Formma Contábil

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