Como Começar Qualquer Ação ou Estratégia no Mercado Empreendedor?

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31/10/2019

Saber como começar um empreendimento é tão importante quanto ter uma boa ideia, afinal quase todo mundo já pensou num potencial negócio, mas um número relativamente pequeno levou o pensamento à ação. Estudos de mercado e planejamento são apenas alguns itens que não podem faltar na lista de medidas que precisam ser tomadas para abrir uma empresa.

Como começar uma ação ou estratégia no mercado?

A primeira coisa que deve ser considerada é a capacidade que a ideia em questão tem de se transformar numa empresa ou num projeto de sucesso. Analise quais são os fatores que tornam essa ideia potencialmente relevante para atender as demandas dos seus clientes. Se aquilo que se pretende realizar não é uma necessidade para ninguém dificilmente se terá público para consumir.

O segundo passo é verificar se a ideia em questão é realmente diferente do restante que está estabelecido no mercado, pois mesmo que atenda a demanda do público pode ser que não se destaque num segmento saturado. A lógica é a de que quanto menor for à concorrência mais fácil será encontrar o equilíbrio de desenvolvimento e rentabilidade. Se a sua ideia atende a demandas e não tem forte concorrência é ideal para seguir para a etapa seguinte: o planejamento.

Tenha pessoas responsáveis com quem contar

Um dos grandes erros que empreendedores de primeira viagem cometem é achar que devem se comprometer sozinhos com as suas ideias. Por mais que a ação ou estratégia em questão tenha nascido da sua mente criativa é essencial contar com a ajuda de outras pessoas para que ela possa se consolidar verdadeiramente. É difícil levar um projeto com alguma complexidade adiante sem ter o contraponto de pensamentos diferentes do seu e experiências provenientes de outras vivências.

Sendo assim a dica que dou é montar uma equipe com competências distintas para dar início a sua empreitada de conquistar o mercado. No momento em que estiver fazendo o planejamento de etapas ficará mais evidente porque estar cercado de profissionais de sua confiança é fundamental para realizar o que está passando em sua mente.

Planeje as suas ações e estratégias

Ter uma boa ideia na cabeça não é certeza de sucesso, para que se consiga partir da idealização para a ação é essencial trabalhar fortemente o planejamento. Comece esmiuçando a sua ideia em tópicos, etapas que precisam ser cumpridas para que se possa chegar ao resultado final. Cada uma dessas etapas precisa ter um responsável por buscar e atingir os objetivos.

Saiba que há um grande número de projetos com grande potencial que não conseguem sair do papel porque não existe uma lógica de realização. Além de ter uma lista de ações pertinentes a serem realizadas é fundamental que se faça a designação de quem ficará a frente de cada etapa. A coerência das ações é fundamental para se chegar a um resultado pertinente.

Tenha disciplina

A característica mais importante para quem deseja saber como começar um negócio para chamar de seu é ter disciplina. A adoção de métodos organizados para cumprir etapas que se mostram essenciais para chegar ao resultado. A criatividade é associada algumas vezes a uma ideia de caos, porém, não basta ter uma grande variedade de ideias se não se sabe como trabalhar pelo menos uma delas. Ser disciplinado nada mais é do que conseguir retomar o foco do que precisa ser feito rapidamente, o tempo todo somos estimulados a sair do foco.

Dinâmica

Já percebeu que tudo o que parece ser demorado tende a nos fazer perder o interesse? Essa máxima se aplica a ações e estratégias focadas no universo empreendedor também. A dinâmica de ter uma ideia e conseguir colocá-la em ação em pouco tempo é crucial para se manter interessado e também para contabilizar os melhores resultados. A força proveniente de saber que aquilo que foi planejado está sendo executado é extremamente relevante para prosseguir.

Aprenda a reinvestir

A partir do momento em que o empreendimento começar a apresentar lucros é fundamental que o empresário considere meios de fazer reinvestimentos, ou seja, injetar no crescimento e criação de novas estruturas o que foi ganho com a inserção no mercado. É natural se empolgar com a ideia de que o projeto tão sonhado finalmente está trazendo retorno, mas tenha consciência de que não dá para se manter num looping que não considera a sustentabilidade para o futuro.

Saiba vender a sua ideia

Para que sua ideia consiga conquistar mais mentes e corações é fundamental que você seja um bom vendedor dela. Fale com mais pessoas a respeito da diferença que seu projeto pode fazer na vida do público e de que maneira foi pensado para atender a demandas reais. O interesse dos outros é crucial para criar um empreendimento forte em médio e longo prazo.

Fonte: Marcus Marques

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