Abordagem de clientes online. O que substitui o contato pessoal do vendedor?

-
04/06/2020

Cada vez mais empresas estão apostando em ter uma plataforma de venda online para aumentar o alcance do seu público ou mesmo como uma forma de substituir lojas físicas. Essa migração do modelo físico para o modelo virtual traz algumas dúvidas e certamente uma das principais diz respeito a melhor abordagem que pode ser realizada para chegar ao seu público.

Vender online: quais as melhores estratégias para abordar o cliente?

Numa loja física o vendedor pode observar as expressões do potencial cliente compreendendo quais são os pontos mais importantes de mencionar para convencê-lo da compra. Para o consumidor existe a questão do contato pessoal estabelecido com o vendedor no momento da compra.

No entanto, quando a relação de compra e venda passa a acontecer online se perde esse contato algo que implica seguir outros caminhos para a abordagem. A seguir listei as melhores estratégias para abordar clientes no ambiente virtual.

1 – Conheça o perfil do seu público

Toda e qualquer estratégia de abordagem online depende de conhecer verdadeiramente o perfil do seu público, o gestor precisa saber quem são os consumidores que compram através da loja virtual. Atente para o fato de que o público da loja física pode ser bastante distinto do público da loja virtual.

Uma forma de ter uma definição mais precisa do público é usar a estratégia da criação de uma persona. Ao identificar as características mais comuns das pessoas que compram na sua loja online é possível criar um perfil de cliente com nome, idade e hábitos como acessar o Facebook toda noite das 21h às 22h30, por exemplo. Uma empresa pode ter mais de uma persona se tiver nichos de público distintos.

2 – Marketing de conteúdo

Nos últimos anos o marketing de conteúdo se consolidou como uma das principais estratégias para chegar ao público no ambiente online. A ideia é conquistar o interesse do público fazendo com que as pessoas acessem as páginas da sua marca, lembre-se que os internautas podem escolher o conteúdo que irão consumir.

Ter um blog (que pode estar alocado dentro do site da loja virtual) e postagens relevantes em suas redes sociais contribui para tornar a sua companhia mais bem posicionada. A ideia é bem simples, ofereça respostas para os anseios dos consumidores resolvendo seus problemas e receba mais acessos. Essas pessoas vão aos poucos se familiarizando com a ideia de comprar seus produtos.

3 – Bom gerenciamento das redes sociais

Lojas online precisam ter perfis de redes sociais para que possam interagir com seus consumidores. Esses espaços devem ser dinâmicos e estar abertos para que os consumidores possam expressar a sua opinião a respeito do atendimento assim como da qualidade dos produtos.

A empresa deve administrar com muito cuidado esses espaços oferecendo respostas coerentes e que resolvam as demandas dos consumidores. A internet amplificou o poder da voz dos consumidores de maneira que deixar uma pessoa descontente pode significar perder um número significativo de clientes em pouco tempo.

4 – Cupons de desconto

Os cupons de desconto podem ajudar na decisão do cliente de realizar uma primeira compra ou continuar comprando na sua loja virtual. Anuncie em destaque na página a possibilidade de obtenção de desconto ao realizar uma primeira compra ou cadastrar o e-mail para receber comunicados da marca.

Outra forma de conceder cupons de descontos é em ações pontuais inclusive estabelecendo parcerias com influenciadores digitais. Ao conceder um cupom de desconto para o seu público em potencial a sua loja online abre a possibilidade de ganhar um cliente recorrente.

5 – Acúmulo de pontos nas compras

Outra forma de potencializar a fidelização dos clientes é por meio da criação de um programa de pontos. A ideia é que cada compra realizada gere pontos que poderão ser usados para obter descontos ou até mesmo brindes em compras futuras. O consumidor adora sentir que está tendo uma vantagem financeira ao realizar suas compras.

Para ter um programa de pontos eficiente é essencial ter um sistema de banco de dados para registrar as compras e fazer os lançamentos dos pontos dos cadastrados. Faça a mensuração de quanto essa estratégia aumenta as vendas da sua loja virtual e se surpreenda com o crescimento.

6 – E-mails de contato

Há diversas formas de obter os e-mails dos interessados nos produtos da sua loja online, os cupons de desconto é uma dessas maneiras. A partir da formação dessa base de e-mails é possível manter contato com esses potenciais clientes para avisar de descontos e novas condições especiais para realizar suas compras.

Esses e-mails funcionam como um impulso para que as pessoas comprem novamente após um longo período distante da marca. No entanto, é essencial que essa base de e-mails seja formada por indivíduos que realmente tenham interesse nos seus produtos. Não compre listas de e-mail, pois suas mensagens inevitavelmente acabarão sendo direcionadas para a caixa de spam.

Fonte: Marcus Marques

Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.