A Importância de Ter um Bom Sistema de Gestão Empresarial

-
10/04/2019

O investimento em um sistema de gestão empresarial tem grande impacto na assertividade da administração da empresa. Os softwares voltados para essa finalidade permitem o controle mais abrangente dos recursos e também dos planos de ação da sua organização. Trata-se de uma ferramenta que oferece excelente relação custo e benefício facilitando o trabalho cotidiano dos gestores.

O que é sistema de gestão empresarial?

Cotidianamente os gestores de companhias, de todos os tamanhos, trabalham com um volume descomunal de dados. Para que possam realizar seu trabalho de gestão com melhores resultados precisam ter maior controle desses dados e conseguir convertê-los em informações relevantes. Nesse ponto os softwares de gestão empresarial entram para fazer a diferença. Os programas funcionam como uma rede de armazenamento e processamento desses dados.

Nos últimos anos a implantação desse tipo de sistema se tornou mais comum em empresas de diferentes portes e segmentos de atuação. Aliás, é válido ressaltar que pequenas e médias companhias têm excelente aproveitamento desse tipo de sistema. Trata-se de uma ferramenta que auxilia na realização dos inúmeros processos diários bem como na tomada de decisões gerenciais relevantes.

Por que é importante ter um bom sistema de gestão empresarial?

Como mencionei acima está cada vez mais difundido o uso desse tipo de sistema de gestão empresarial em organizações de diversos setores. Num contexto em que a informação é um ponto diferencial fica evidente o quanto é positivo ter um filtro dos dados gerados. A falta de foco e habilidade para utilizar os dados gerados pela companhia são dois fatores responsáveis pela redução de crescimento de muitas empresas.

Dessa forma o primeiro ponto vantajoso em relação a instalação de um sistema de gestão empresarial está no fato de conseguir aumentar o foco no que realmente importa para ter resultados positivos. O sistema informatizado contribui para que o gestor não deixe nenhum dado importante passar despercebido. Preciso mencionar ainda a redução do potencial de erro humano com a adoção um sistema gerencial informatizado.

Por fim a relevância desse sistema se justifica pelo tempo que o gestor deixa de gastar com os olhos na tela do computador para pensar em planejamento estratégico que permita alcançar as metas e até aumentar seu alcance no mercado. A tecnologia evolui para permitir que possamos usar nosso tempo para pensar em estratégias criativas e não para resolver problemas pequenos.

Vantagens de contar com um sistema de gestão empresarial

Se mesmo entendendo o conceito e a relevância de adotar um sistema de gestão empresarial para o seu negócio ainda restam dúvidas sobre investir em sua implantação é válido continuar lendo para conferir as 4 vantagens que listei a seguir.

1 – Controle fiscal

A tributação é um dos pontos gerenciais mais importantes para que uma organização se mantenha a longo prazo no mercado. Para alguns gestores pode parecer complicado acompanhar todos os meandros burocráticos gerados pela nossa legislação tributária. No entanto, alerto que não precisa ser necessariamente assim. Ao se valer de um sistema de gestão empresarial completo é possível não só organizar os dados referentes à contribuição fiscal como enviá-los para os órgãos responsáveis.

2 – Melhora da gestão financeira da companhia

Um bom software de gestão empresarial permite ter um controle mais rigoroso dos recursos da empresa, o gestor tem conhecimento em mínimos detalhes do que entra e do que sai da organização em termos de dinheiro e bens.

Ter essas informações permite elaborar um planejamento mais realista para que a sua companhia seja projetada para o sucesso. A análise financeira realizada pelos dados precisos gerados pelo sistema de gestão empresarial permite criar relatórios mais confiáveis e perceber quanto e porque mudar de estratégia.

3 – Organização e otimização de informações de recursos humanos

O departamento de recursos humanos, independente do tamanho da sua companhia, é um dos que mais sofrem com o fluxo constante de dados. Cabe aos profissionais desse setor manter a folha de pagamento em dia assim como gerir a entrada e saída de colaboradores. Antes da possibilidade de contar com um sistema de gestão empresarial era muito fácil criar o caos nesse departamento.

Com a gestão dos dados dos colaboradores por um sistema informatizado fica mais simples gerar a folha de pagamento sem erros e ainda manter todos os dados atualizados de quem está sendo contratado e de quem está sendo desligado. A otimização é essencial para setores que trabalham com fluxo intenso de informações.

4 – Otimização de processos contábeis

Sistema de gestão empresarial também pode contribuir para a otimização e gestão de questões trabalhistas, de escrituração fiscal e até previdenciárias. Os processos de contabilidade podem ganhar contornos mais simples se estiverem baseados em dados concretos que tenham a chancela de um sistema confiável.

Fonte: Blog Marcus Marques

Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.