4 fases importantes no relacionamento com seu o contador

-
20/11/2019

Para que o seu negócio tenha sucesso, é necessário sempre estar atento às melhores práticas do mercado. E uma delas, sem dúvida alguma, é ter um contador para auxiliá-lo durante todos os processos da empresa, desde sua abertura, até o momento de tomar alguma decisão importante que possa mudar o rumo dos seus negócios.

Neste post, você vai conhecer os três momentos em que se ter um contador é fundamental. Continue lendo e veja quais são esses momentos.

1) Antes de abrir um negócio

O contador possui diversas funções, que vão de registrar os fatos que alteram o patrimônio da sua empresa até estudos tributários e fornecimento de informações relativas à gestão do seu negócio.

Ele deverá ser consultado já na fase embrionária da sua empresa, ou seja, antes dela começar as atividades propriamente ditas. Essa consulta é essencial para que, junto com esse profissional, seja decidido o melhor tipo tributário para o seu negócio e que vai te permitir — legalmente — pagar menos impostos.

Ele também poderá auxiliar na contração de pessoal, apontando quais são os tributos e como eles deverão ser pagos. Isso, inclusive, permite tomar decisões de quantas pessoas contratar ou se é mais viável terceirizar alguma área da sua empresa, por exemplo.

2) Durante as atividades

O contador pode auxiliar durante as atividades da sua empresa apresentado as principais operações (custos, despesas e receitas) e como você pode aproveitar os seus recursos da melhor forma.

Atualmente, o contador tem um papel muito maior em relação à administração, já que cada vez mais é preciso definir metas, estratégias e objetivos que deverão ser alcançados. Além disso, o contador será responsável pela elaboração das demonstrações contábeis e entrega das obrigações acessórias que deixarão a sua empresa em dia com o fisco.

O contador também poderá indicar soluções para a sua empresa que otimizem os seus recursos e que deixem as tarefas mais rápidas e confiáveis. No caso do fluxo de caixa, por exemplo, ele pode sugerir o uso de ferramentas financeiras que podem mudar toda a sua gestão e melhorar o entendimento das disponibilidades da sua empresa.

3) A consultoria contábil

Pode ser que a sua empresa não esteja muito bem ou que você queira mudar de rumo, diminuindo custos, identificando problemas na produção ou até mesmo que você esteja pensando em investir no seu negócio. Nessas horas, uma consultoria especializada, que é prestada por contadores, poderá te ajudar, mostrando qual é o caminho e as melhores opções para a sua empresa.

Essa consultoria para a área de tributos também ajuda a mudar, se for preciso, a opção tributária do seu negócio. Ela busca sempre a maior economia na hora de recolher os impostos. Alguns contadores também oferecem serviços personalizados de acordo com o tipo ou com o porte da empresa.

4) Gestão financeira

Esse momento não acontece sempre, afinal não são todos os contadores que oferecem esse serviço de gestão financeira para seus clientes. Mas se trata de ter o contador como um braço direito para o financeiro da empresa.

Nesse caso, o contador vai muito além da gestão tributária e obrigações fiscais para ajudar o empresário (cliente) a atingir resultados financeiro melhores. Ele faz a consultoria e a gestão de diversos processos, como o fluxo de caixa e DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício, elabora relatórios eficientes e ajuda o cliente na tomada de decisão, principalmente sobre os investimentos.

Esse serviço já tem nome: BPO Financeiro! Ele vem sendo cada vez mais ofertado pelos contadores e traz uma série de benefícios, entre elas, poder fazer a gestão do setor financeiro com eficiência, já que se trata de um profissional que entende os impactos da gestão tributária na gestão financeira e vice-versa.

Hoje, você viu que os serviços de um contador são essenciais para a sua empresa — da fase inicial, passando pelas atividades cotidianas e chegando à consultoria empresarial.

Ter um sistema de gestão financeira eficiente pode ajudá-lo a otimizar os processos, auxiliar na organização financeira, e assim, facilitar a relação empresa-contador fazendo aumentar a competitividade!

Fonte: Blog Fortes Tecnologia

Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.