Saldo de tesouraria: entenda o que é e como calculá-lo!

-
05/03/2020

Gestores de empresas de qualquer tamanho e ramo devem saber como fazer uma análise precisa de seus setores financeiros, já que negligenciar o assunto poderá desequilibrar as contas do negócio e gerar muitos prejuízos. Entretanto, para analisar a situação financeira e o saldo da tesouraria, é crucial entender o conceito de saldo de tesouraria.

É fundamental, inclusive, ter o apoio de uma equipe contábil de confiança para estudar suas finanças e seus impactos na empresa. No entanto, os administradores também precisam ter alguns conhecimentos basilares sobre finanças e contabilidade.

Por isso, trazemos este artigo que explica o que é saldo de tesouraria, como interpretá-lo, sua relação com o capital de giro e o efeito tesoura. Confira!

O que é saldo de tesouraria e como interpretá-lo?

Resumidamente, trata-se do valor de que uma empresa deve dispor para suprir a necessidade de investimento operacional em giro. Por exemplo, é comum que ocorra um aumento da demanda em épocas sazonais, o que exige mais capital para atendê-la. Para calculá-lo, primeiro, é necessário compreender dois conceitos:

  • ativo circulante financeiro (ACF): abrange os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo (dentro de 12 meses). Exemplos são aplicações e dinheiro em caixa ou em bancos;
  • passivo circulante financeiro (PCF): engloba as obrigações e dívidas que devem ser pagas dentro de 12 meses, como empréstimos, financiamentos etc.

O saldo de tesouraria é obtido ao subtrair, do ativo circulante, o passivo circulante de uma empresa, o que é demonstrado pela seguinte fórmula:

Saldo de tesouraria (ST ou T) = ACF – PCF

Se o resultado for positivo, isso significa que a empresa conseguirá arcar com seus compromissos em curto prazo e ainda terá capital para expandir os serviços.

Qual é a sua relação com o capital de giro?

Um conceito intimamente ligado ao saldo de tesouraria é o capital de giro (CDG), que consiste nos montantes necessários para que uma empresa continue exercendo sua atividade. Trata-se do dinheiro necessário para comprar mercadorias, pagar os fornecedores, arcar com a folha de pagamento, entre outros gastos.

Outro termo relacionado é a necessidade de capital de giro (NCG), que diz respeito aos recursos de que, de fato, a empresa precisa dispor para manter suas operações. Para entendê-lo, você deve conhecer estes termos:

  • ativo operacional: representa os ativos necessários para operar o negócio;
  • passivo operacional: consiste nos passivos relacionados às atividades principais da empresa.

Para chegar ao NCG, basta calcular o ativo operacional e subtrair o passivo operacional. A partir desses dois conceitos, é viável encontrar o saldo de tesouraria, bastando usar o seguinte cálculo:

ST = CDG – NCG

Se a NCG é financiada apenas pelo CDG, isso significa que o ST é positivo, o que possibilita que a empresa aumente suas atividades temporariamente ou realize mais financiamentos para atender a um aumento da demanda, por exemplo.

O que é efeito tesoura?

Quando a empresa financia a maior parte de sua NCG por créditos em curto prazo, é sinal de que o saldo de tesouraria é negativo ou está crescendo em uma proporção maior que a NCG. Isso é denominado “efeito tesoura” e, quando ocorre, o negócio está exposto a diversos riscos financeiros.

O gestor pode evitar esse problema quando calcula frequentemente o ST, identifica causas que possam deixá-lo negativo e toma medidas para preveni-las.

Para encontrar o saldo de tesouraria e avaliar a saúde financeira da empresa, é importante receber o apoio de uma organização que preste serviços nas áreas contábil e financeira. Os profissionais monitorarão o negócio e tomarão as medidas para preservar sua saúde financeira e o desenvolvimento.

Este post foi útil para você? Então, confira e curta agora a nossa página no Facebook! Estamos sempre mantendo nossos leitores atualizados!

como-abrir-uma-empresa-5-passosPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.