Resultado econômico, financeiro e contábil: domine esses conceitos

-
13/11/2019

De modo generalizado, as pessoas costumam tratar certos conceitos como se fossem somente um. Porém, é importante saber diferenciá-los quando se trata de exercer atividades profissionais e gerir uma empresa. Essa diferenciação de conceitos ajuda a efetuar uma gestão mais profissional.

Nem todos os resultados de uma empresa são iguais e passíveis de uma interpretação única. O conhecimento das diferenças entre esses resultados favorece a administração precisa e ajuda a evitar prejuízos.

Domine os conceitos e saiba diferenciar o resultado econômico, o resultado financeiro e o resultado contábil!

O resultado financeiro

O resultado financeiro (RF) se relaciona com o regime de caixa. Ele faz o registro das entradas e das saídas de dinheiro no momento exato em que elas ocorrem, servindo para contabilizar receitas, despesas, investimentos no mês em que eles foram realizados. Para o resultado financeiro, usa-se o DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa). Por se tratar de um regime de caixa, as operações são registradas somente depois de movimentações monetárias.

Por exemplo, caso uma empresa tenha comprado três notebooks em setembro para efetuar o pagamento em novembro, apenas nesse mês o negócio será registrado. O dia de aquisição dos produtos não é importante para o resultado financeiro.

Esse tipo de resultado oferece os resultados operacionais do momento e as alterações no balancete, como redução ou aumento nas contas a pagar e a receber.

A depreciação e a amortização não são verificadas pelo regime de caixa. O DFC é que analisa o RF, evidenciando o posicionamento financeiro da empresa em um período específico.

O resultado econômico

O resultado econômico (RE) é um conceito derivado do regime de competência — nesse modelo, o registro acontece na data em que aconteceu o negócio. O demonstrativo que apresenta o RE é a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), documento importante para todo o processo decisório.

Como exemplo, considere que a empresa comprou três notebooks em setembro para efetivar o pagamento em novembro. Como o regime é de competência, não importa a data de pagamento, mas a data de aquisição do produto.

Os conceitos de lucro e prejuízo também se relacionam ao resultado econômico. Os lucros sempre aumentam o Patrimônio Líquido (PL), mas não incrementam a disponibilidade de dinheiro.

Conclui-se, portanto, que uma empresa pode estar em situação econômica satisfatória relacionada a equipamentos, investimentos e imóveis e, ainda assim, não ter dinheiro para pagar suas dívidas. A depreciação é considerada quando se fala em RE.

O resultado contábil

Finalmente, em que consistem as demonstrações contábeis? São um conjunto de documentos definidos pela legislação, conforme as determinações da Normas Brasileiras de Contabilidade e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

Elas são elaboradas principalmente em empresas optantes do Lucro Real, pois nesse regime se exige a apresentação e comprovação dos resultados da organização aos órgãos fiscalizadores. Porém, nada impede que sejam aplicadas nos outros regimes tributários como forma de acompanhar a evolução do negócio.

As demonstrações contábeis são solicitadas para obter empréstimos, financiamentos, parcelamentos nas compras com fornecedores etc. Isso comprova a capacidade de pagamento da organização.

Além disso, existem muitos tipos de demonstrações contábeis e elas auxiliam na análise do resultado financeiro e do resultado econômico. Entre elas, estão:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa;
  • Demonstrativo de Lucros e Prejuízos Acumulados.

Vale ressaltar que, para otimizar sua gestão, valorizando devidamente as diferenças entre resultado financeiro, resultado econômico e resultado contábil, é importante contar com a ajuda uma assessoria ou profissional qualificado para tomar as decisões mais acertadas depois da interpretação adequada de cada item.

Se você ainda não encontrou um bom parceiro para essa análise, entre em contato conosco. Temos as melhores soluções para o seu negócio.

como-abrir-uma-empresa-5-passosPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.