Programa de compliance nas empresas: 4 benefícios inegáveis

-
15/10/2019

Todos os dias vemos nos noticiários casos antiéticos em empresas de diversos tamanhos, envolvendo um funcionário ou sócio. Por isso, cada vez mais elas estão preocupadas em implementar meios para evitar as não conformidades. O programa compliance empresas é um excelente aliado para esse fim, principalmente para aquelas que têm relações com a administração pública.

Atualmente, poucos negócios apresentam políticas anticorrupção rígidas. Portanto, muitos gestores simplesmente delegam as tarefas relativas à análise de risco ao setor jurídico. Se você quer conhecer os benefícios que esse programa pode trazer para sua empresa, continue a leitura deste texto!

O que é compliance?

Esse termo significa estar de acordo, submetido e comprometido com uma regra ou pedido. Ou seja, encontrar-se em conformidade com os princípios e ações éticas, legislações de todos os níveis e esferas, regulamentos internos e externos. Portanto, é garantir que as relações entre a empresa e outras entidades sejam transparentes e éticas.

O objetivo é minimizar os riscos empresariais perante o mercado em que atua, por meio de um padrão básico de negócios, no qual são criados procedimentos internos, visando o cumprimento das normas e procurando evitar, investigar e solucionar qualquer risco, inconformidade ou desvio.

Quando surgiu?

Com a criação do Banco Central dos Estados Unidos para ser um ambiente financeiro seguro e flexível, surgiu a necessidade da implantação do compliance. Já na década de 70, foi criada a Foreing Corrupt Practies Act (FCPA), lei anticorrupção transnacional nos EUA, que endureceu as penalidades para as empresas americanas envolvidas em casos de corrupção no exterior.

Segundo a Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), ele surgiu no Brasil em 1992, devido ao início da abertura do mercado à propaganda do governo de Fernando Collor. Nesse período, o país começou a adequar-se aos processos de anticorrupção e aos padrões éticos, graças à crescente rivalidade entre empresas transnacionais.

Quais são os benefícios que um programa de compliance em empresas pode oferecer?

1. Aumento da satisfação dos colaboradores

A empresa que treina eficientemente sua equipe em compliance garante que ela enxergue as não-conformidades internas e externas, ou seja, dos funcionários, fornecedores, prestadores de serviço e até mesmo dos concorrentes. Essa capacitação ajuda a diminuir os riscos de exposição da empresa e motiva um ambiente ético no desempenho dos negócios.

Assim, os colaboradores ficam mais satisfeitos com a empresa de forma geral, pois esse programa dá a sensação de segurança por saber que seus direitos vão ser respeitados. Além disso, essa adesão gera orgulho por pertencer àquela equipe, além de tornar os processos mais organizados e atrativos para se trabalhar com eles.

2. Mais produtividade

Com o aumento da satisfação dos colaboradores e a cultura forte de responsabilidade ética que atinge todos os níveis hierárquicos, a equipe sente-se mais confortável e comprometida com seus trabalhos. Dessa forma, contribui também para a melhora no ambiente organizacional e a retenção dos talentos.

Mas, para isso ocorrer, é importante criar uma boa estratégia que envolve treinamentos para equipe, independentemente do seu nível hierárquico, alinhando e direcionando-os às suas responsabilidades para o bom desempenho dos processos do negócio. A disseminação das práticas de governança corporativa aumenta a concordância dos colaboradores, gerando uma melhoria de produtividade contínua.

3. Redução de perdas

O pagamento de penalidades graves e multas por não cumprimento das legislações, por exemplo, traz enormes prejuízos para o negócio. Além disso, a exposição da empresa perante o mercado nos casos de prisão e infração interfere diretamente na sua credibilidade e no fluxo de trabalho dos colaboradores, gerando gastos que poderiam ser prevenidos.

4. Respeitabilidade junto ao mercado

Uma empresa que possui um programa de compliance implantado de maneira correta e com acompanhamento permanente transmite ao mercado uma posição de entidade ética, que zela pelos colaboradores, fornecedores e parceiros e que está constantemente buscando a excelência nas relações com todos os atores que a cercam.

Como podemos perceber, a implantação do programa compliance na sua empresa traz inúmeros benefícios. Além dos citados acima, ele garante o desenvolvimento sustentável e a utilização correta e mais eficiente dos recursos financeiros. Vale ressaltar que essa prática é interessante para todos os negócios, independentemente do tamanho, segmento ou regime de tributação.

Gostou do texto sobre o programa de compliance nas empresas? Então, leia também sobre como fazer seu negócio dar certo!

como-abrir-uma-empresa-5-passosPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.