Já ouviu falar em prevenção de perdas? Veja os impactos na saúde da empresa!

-
08/08/2019

A prevenção de perdas consiste em uma técnica de gestão organizacional que relaciona diversos processos e ferramentas, com a finalidade de prevenir, combater e eliminar perdas potenciais.

Além disso, é uma ferramenta de proteção do patrimônio da empresa, visto que atua diretamente no combate ao desperdício, às fraudes e furtos.

Ainda é importante salientar que para obter resultados satisfatórios na prevenção de perdas é preciso elaborar inventários e trabalhar com os indicadores certos.

Sabendo da importância desse tema, preparamos este post e reunimos os principais benefícios da prevenção de perdas para a saúde da sua empresa. Confira!

Maior produtividade

Uma gestão de perdas altera profundamente o desenvolvimento de toda organização, principalmente os colaboradores que atuam diretamente com os produtos.

Dessa forma, quando ela é colocada em ação, qualquer dúvida entre os funcionários vai ser eliminada, e existirá, consequentemente, uma elevação no aumento da produtividade.

Outra característica positiva é que o local ficará mais bem organizado, agilizando e facilitando a realização de tarefas do cotidiano.

Redução de perdas financeiras

É fundamental salientar, novamente, que a prevenção de perdas é uma combinação de estratégias de diversos métodos para poupar custos irrelevantes em seu negócio.

Ela  é usada nos mais variados processos e operações internas de uma empresa, refletindo-se na administração de custos, no estoque de produtos, no transporte, nos equipamentos e assim por diante.

Em vista disso, para toda mercadoria perdida, a empresa tem prejuízo duplo, devido à compra de um item desperdiçado e por não ter mais condições de vendê-lo para os clientes.

Desse modo, é necessário ter novos gastos para comprar os mesmos produtos e manter as estantes abastecidas adequadamente. Com a prevenção de perda esse custo se reduz de maneira natural.

É válido ressaltar, também, que processos que visam prevenir autuações fiscais, a exemplo de auditoriasdigitais, são eficientes maneiras de combater perdas financeiras que, em muitas situações, não são se quer conhecidas por parte dos empresários.

Otimização de processos

Um benefício em investir na inserção de um programa de gestão de perdas é a otimização de processos que essa mudança ocasiona. É impossível reduzir esses contratempos sem fazer nenhum aperfeiçoamento nos procedimentos internos.

Desse modo, a gestão de perdas está claramente relacionada ao acompanhamento da maneira que os recursos são utilizados, o reconhecimento dos pontos mais sensíveis da segurança e a adoção de medidas simples para solucionar os problemas encontrados.

Maior lucratividade

Uma boa gestão, aliada às ferramentas adequadas, pode diminuir em até 80% as perdas de uma empresa. Essa economia, por si só, já ajuda muito a conservar a saúde financeira da organização.

Acrescentando isso ao ambiente mais produtivo e agradável que vem da gestão de perdas de vendas realizada com eficácia, o investidor poderá elevar as vendas, e consequentemente, os lucros.

Portanto, a prevenção de perdas é, sem dúvida, uma das áreas que precisa de cuidado dentro de uma organização. Visto que, se não for corrigida, ela pode afetar os resultados do negócio de modo geral e comprometer todo trabalho efetuado.

É fundamental frisar que contar com bons sistemas de gestão é fundamental para garantir a eficácia e manutenção da prevenção de perdas.

Gostou do nosso post com os benefícios da prevenção de perdas para a saúde da sua empresa? Então, confira também nosso post: Vai abrir um negócio? Lembre-se de fazer o planejamento tributário!

como-abrir-uma-empresa-5-passosPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.