Planejamento estratégico, tático e operacional: saiba para onde está indo a sua empresa

-
07/03/2019

Planejar consiste em delinear objetivos e optar pelo melhor percurso a ser seguido para alcançar as metas da organização. Nesse sentido, os termos planejamento estratégico, tático e operacional são palavras-chave para gestores e empreendedores que procuram bons resultados na administração empresarial.

Vale salientar que o planejamento também é primordial para as microempresas. Quando uma gestão não tem o planejamento tático, estratégico e operacional, ela não consegue priorizar esforços sobre os principais objetivos, os quais são determinantes para o sucesso da corporação. Assim, é preciso ficar por dentro dos principais planejamentos.

No post de hoje orientamos como fazer os planejamentos em uma empresa e a importância de cada um deles. Continue a leitura para ver os detalhes!

Planejamento estratégico

O processo inicia com o planejamento estratégico, que está relacionado com o futuro da empresa. Ele se baseia em aspectos de ambientes externos, como a situação do mercado e o cenário econômico, e internos. A partir da análise desses critérios serão definidos os valores, a visão e a missão da organização.

A responsabilidade das decisões realizadas no planejamento estratégico é do gestor responsável por todo o negócio. Devido à dificuldade de prever situações conflituosas do mercado em um período muito longo, as decisões tomadas no planejamento estratégico são feitas para um período de 5 anos (médio-longo prazo).

Dessa forma, é importante destacar que o planejamento precisa ser atualizado e revisando constantemente, para que as informações nele contidas sejam mais reais e auxiliem na tomada de decisões.

Exemplos de objetivos estratégicos

Confira alguns exemplos que são fundamentais para alcançar as metas preestabelecidas no planejamento:

  • elevar a satisfação do cliente em X%;
  • diminuir os gastos produtivos em Y%;
  • expandir o índice de habilidade dos funcionários em Z%.

Planejamento tático

A diferença entre o planejamento estratégico e tático é que o primeiro é responsável por toda a empresa enquanto o segundo tem uma relação a nível departamental, envolvendo diversas vezes apenas um processo ou setor. A função do planejamento tático é elaborar metas e condições para que as atividades estabelecidas no planejamento estratégico sejam efetuadas.

Por exemplo, um objetivo do planejamento estratégico é diminuir os gastos de produção em 40%. Contudo, o departamento de produção deverá desenvolver e estabelecer ações para atingir o objetivo pretendido. Uma solução para esse desafio é reduzir os gastos de matéria-prima, reutilizando o que antes era considerado resíduo em alguma fase do processo.

Geralmente, as decisões do planejamento tático são realizadas pelos gerentes. Uma característica desse tipo de planejamento é o tempo em que as práticas são aplicadas, normalmente no período de 1 a 3 anos (médio prazo).

Exemplos de objetivos táticos

Daremos alguns exemplos de objetivos táticos que podem ser aplicados em determinados setores da empresa a fim de que o planejamento estratégico seja alcançado:

  • fazer com que os pedidos dos consumidores sejam atendidos em no máximo um dia;
  • garantir que nenhuma mercadoria com defeito seja comercializada;
  • assegurar que mais de 50% dos colaboradores tenham graduação.

Planejamento operacional

O planejamento operacional está mais focado em ações que devem ser tomadas em curto prazo, geralmente dentro de 4 a 5 meses. Nesse tipo de planejamento, são delineados os métodos, processos e sistemas a serem aplicados para que a empresa possa alcançar os objetivos estratégicos e táticos.

É no planejamento operacional que são estabelecidas as pessoas que estarão envolvidas, suas atividades, funções, responsabilidades e divisão de tarefas, além dos equipamentos e recursos financeiros necessários para colocar o plano em ação.

Exemplos de objetivos operacionais

  • instituir um sistema de logística;
  • introduzir um programa de boa qualidade.

Como você pôde perceber, a elaboração do planejamento estratégico, tático e operacional é importante para o sucesso da empresa. Enquanto o nível estratégico estabelece a visão, o tático desdobra esse propósito em planos reduzidos, que por sua vez serão executados por meio dos procedimentos delimitados no plano operacional.

Se você gostou deste post, siga-nos nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações! Estamos no Facebook e no Instagram.

Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.