5 motivos para contratar uma assessoria fiscal e tributária

-
01/04/2019

Uma assessoria fiscal e tributária é fundamental para garantir o cumprimento das obrigações legais de uma empresa, mitigando ou evitando que ela corra riscos. Além disso, esse tipo de serviço oferece um diferencial: ele pode ser útil na questão estratégica, fornecendo informações e orientações para que a gestão tome decisões de maneira qualificada, posicionando-se melhor no mercado.

Na prática, são muitos os pontos em que a atuação de profissionais qualificados pode fazer a diferença. Confira, abaixo, alguns deles.

1. Revisão tributária

A revisão tributária é um serviço prestado por especialistas para empresas que precisam garantir que o recolhimento de seus tributos esteja acontecendo corretamente. Na maioria das vezes, isso acontece quando os empreendimentos cometem erros que levam ao pagamento maior ou menor do que o devido de suas obrigações tributárias.

Com a revisão, os processos e cálculos são reavaliados de maneira que a companhia atue com segurança, evitando prejuízos como penalizações e multas, bem como possíveis restituições de valores recolhidos indevidamente.

2. Otimização de processos

Tudo que diz respeito à questão fiscal e tributária pode ser aperfeiçoado quando os processos estão corretamente definidos e acompanhados. Isso evita que a sua empresa corra riscos e sofra com a burocracia.

O Brasil é reconhecido por dificultar as atividades empresariais por conta da alta carga tributária. Sendo assim, a melhor maneira de lidar com ela é contar com especialistas para lidar com suas exigências.

3. Planejamento tributário

O planejamento é fundamental para que a empresa reduza a carga tributária nas diferentes ações do dia a dia e se prepare para operações futuras.

É na fase do planejamento tributário, por exemplo, que se determina qual será o tipo de regime no qual a empresa será enquadrada, podendo ser o Simples, o Lucro Real ou o Presumido (além do Arbitrado, uma modalidade especial). Essa escolha é fundamental para garantir que seus tributos sejam compatíveis com a atividade realizada e o faturamento alcançado.

4. Soluções dentro da Lei

A sonegação é uma prática ilegal de redução de tributos utilizada por algumas empresas, de maneira consciente ou não. No entanto, existe também a elisão, prática permitida que se caracteriza como as alternativas viáveis para reduzir a carga tributária empresarial.

Reorganização societária, mudança de atividade e revisões de créditos tributários são exemplos de alternativas legais possíveis para reestruturar um negócio.

5. Práticas atualizadas

De maneira geral, o ideal é que tudo o que diz respeito à questão legal dentro da sua empresa esteja em dia. Isso depende não somente do devido entendimento da lei, mas também de contar com uma equipe capaz de gerenciar corretamente os diferentes registros e documentos empresariais.

Além disso, questões como os sistemas fiscais e tributários precisam ser bem assimiladas para que os envios aconteçam de acordo com as exigências.

É exatamente essa tranquilidade que uma assessoria fiscal e tributária oferece para você. Com ela, você poderá se dedicar com maior atenção à parte estratégica do seu empreendimento e contar com profissionais qualificados para lidar com as obrigatoriedades.

Estar dentro da lei, planejar e executar ações adequadamente, além de oferecer a possibilidade de revisar os procedimentos, são os diferenciais que esse tipo de solução oferece para a sua empresa.

Quer saber como podemos ajudar com a assessoria fiscal e tributária? Então entre em contato conosco!

Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.