O que é fluxo de caixa e por que devo controlá-lo no restaurante?

-
20/09/2018

Lidar bem com as finanças deveria ser uma prioridade nas organizações brasileiras. Infelizmente, essa não é a realidade em muitas empresas.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6 em cada 10 negócios fecham as portas antes de completarem 5 anos. Para especialistas, o descaso com o planejamento financeiro é o principal motivo para a mortalidade precoce desses negócios.

Para melhorar o controle das finanças, por outro lado, é preciso que você domine uma das ferramentas mais poderosas para esse propósito: o fluxo de caixa. Não sabe o que significa ou por que controlá-lo? Então este post é para você.

Confira o que é o fluxo de caixa, bem como os principais motivos para usar a ferramenta!

Afinal, o que é fluxo de caixa?

Em resumo, fluxo de caixa é uma ferramenta que tem como objetivo controlar a entrada e saída de recursos operacionais do negócio. Estamos falando, portanto, do dinheiro movimentado nas operações do restaurante, que pode ser a compra e venda de mercadorias, por exemplo.

Esse sistema é indispensável para que o gestor tenha controle das finanças do negócio. Afinal, é com o monitoramento diário das finanças que podemos planejar melhor cada uma das nossas ações e, o que é mais importante, evitarmos a armadilha do endividamento.

Por que devo acompanhar o fluxo de caixa?

Como você viu, o fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para que você consiga acompanhar os resultados do seu negócio. Com as informações obtidas, você tem uma série de possibilidades. Vamos conferir?

Melhore o planejamento estratégico

Durante o planejamento, toda informação é importante, principalmente quando consideramos o campo financeiro. Ao acompanhar a entrada e saída de recursos, o gestor pode antecipar suas necessidades, planejar passos para o futuro e garantir decisões muito mais precisas.

Lembre-se que ações bem planejadas são as grandes responsáveis pelo sucesso de um negócio.

Desenvolva um monitoramento efetivo

Tão importante quanto planejar é monitorar. Só assim o gestor pode agir proativamente diante dos problemas, evitando a indesejável apatia administrativa que apenas apaga incêndios.

Com o fluxo de caixa, você garante o monitoramento efetivo, além de acompanhar cada centavo que entra e sai do restaurante, o que é fundamental para melhorar seu tempo de resposta aos acontecimentos e planejar melhor a compra de mercadorias e investimentos no negócio.

Realize projeções financeiras

Com o monitoramento do fluxo de caixa, é possível realizar projeções financeiras. Isso é fundamental para prever períodos de instabilidade, por exemplo, onde o volume de entradas e saídas costuma ser diferenciado. Assim, você se resguarda nesses momentos e pode seguir com as atividades de maneira muito mais segura.

Para concluir, é importante destacarmos o papel da contabilidade em todo o processo de controle de fluxo de caixa. Os profissionais da área são os mais qualificados para fazer um levantamento preciso da sua condição, bem como fornecer informações importantes para auxiliar na tomada de decisão.

Gostou do nosso post sobre o que é fluxo de caixa? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de muito mais!

 Autor – Carlos Mapurunga
Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.