Entenda o que é o giro do ativo e o que representa na eficiência em vendas

-
11/12/2019

Entenda o que é o giro do ativo e o que representa na eficiência em vendas

Seja para gerenciar o desempenho, seja para permitir que empreendedores e parceiros consigam avaliar a saúde dos negócios, é primordial que toda instituição mantenha, de forma clara e regular, a rotina de elaborar demonstrativos financeiros periodicamente. Assim, será possível fazer o cálculo do giro do ativo com eficiência.

Com esses números em mão, o gestor será capaz de avaliar criteriosamente pontos fracos e fortes na gestão e nos métodos da empresa, corrigir erros e delimitar novos objetivos.

Dessa forma, é primordial conhecer os indicadores contábeis e de vendas para saber como anda a saúde financeira da companhia, pois eles fornecem informações importantes sobre as operações do seu negócio. Além disso, favorecem a realização de análises, por meio de fórmulas matemáticas usadas para examinar as demonstrações financeiras.

Continue a leitura, entenda o que é giro do ativo e o que ele representa na eficiência em vendas!

O que é giro do ativo?

O giro do ativo consiste em um conjunto de bens e direitos que uma instituição apresenta. Em geral, tudo aquilo que ajuda no enriquecimento da companhia e está sob sua posse é considerado ativo.

Nesse sentido, é importante destacar, por exemplo, que os galpões de negócios varejistas correspondem a ativos, mas o mesmo não ocorre com os locais de vendas alugados em shopping centers, já que eles não pertencem verdadeiramente à empresa.

No entanto, a gama de ativos vai muito além de locais. Ainda no que ser refere às posses materiais, podemos mencionar os estoques, o maquinário, os móveis, os terrenos, a frota de veículos, entre outros.

Como é calculado?

O giro do ativo é calculado pela seguinte fórmula: giro do ativo = receita líquida/ total de ativos

Para realizar o cálculo da receita líquida, basta levar em consideração o faturamento da companhia no período de um ano, eliminando-se os custos associados a impostos de consumo, valores devolvidos e outros.

Entretanto, o total de ativos também precisa obedecer à regra mencionada acima. Nessa situação, o que se calcula é o total médio de ativos no mesmo período.

Para que serve o giro do ativo?

É válido destacar que o giro do ativo é um importante indicador da utilização do ativo por parte das empresas. Ele tem como principal finalidade gerar riqueza. Assim, a maneira como essa “finança” gira dentro da estrutura do negócio é o que diferencia se ela é capaz de extrair o máximo de capital possível de sua companhia.

Em resumo, quanto maior o valor do resultado do cálculo de giro do ativo, mais satisfatório ele é. Então, a maioria das empresas procuram por uma crescente.

Portanto, o giro do ativo é um ótimo indicador para analisar a capacidade das empresas, como as do varejo, que geram receitas com base em ativos, além de ser útil para compreender o ROE. Apesar disso, essa é uma métrica muito influenciada pelo segmento da economia que está sendo analisado, isto é, pode ocorrer uma variação do valor do giro de um setor para outro.

Gostou do nosso post? Então aproveite para saber sobre prevenção de perdas e veja seus impactos na saúde da empresa!

como-abrir-uma-empresa-5-passosPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.