Descubra como aprimorar a sua gestão de compras e suprimentos

-
23/08/2019

Efetuar a gestão de compras e suprimentos de sua organização é fundamental para certificar que ela tenha todos os recursos para desenvolver suas atividades e reduzir a utilização inadequada do dinheiro em caixa.

Desse modo, uma empresa que não realiza a gestão de compras corre o perigo de sofrer a ausência de produtos para trabalhar, o que ocasiona vários prejuízos.

Nesse sentido, a gestão de compras consiste em um procedimento essencial para todo o negócio. É realizada por etapas e com cuidado, pois envolve desde o planejamento da compra dos suprimentos e a análise dos melhores fornecedores até o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Neste post, descubra como aprimorar a sua gestão de compras e suprimentos. Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Identifique falhas

Elaborar um mapeamento de processos consiste em avaliar os procedimentos de trabalho, do começo ao fim, em procura de pontos fracos que alteram os resultados desejados.

Assim, o reconhecimento de equívocos se torna mais preciso e o empreendedor pode realizar ações realmente eficientes, que solucionem as adversidades em vez de agir emergencialmente somente para diminuir os problemas.

Com o propósito de que o mapeamento seja realmente efetivo, o correto é avaliar as atividades que são executadas e levantar seus aspectos mais importantes, por exemplo:

  • Fornecedores: empresas ou pessoas que fornecem o material ou as informações necessárias para a realização da tarefa;
  • Entradas: os recursos aplicados na execução do processo;
  • Fluxo: a frequência e quantidade das atividades;
  • Saídas: mercadorias da finalização da atividade;
  • Clientes: quem recebe as saídas dos produtos.

Sendo assim, por meio do mapeamento dessas informações, é possível compreender melhor como o trabalho é realizado e onde exatamente as falhas estão inseridas.

Selecione e analise os fornecedores

Para fazer uma boa gestão de compras e suprimentos é essencial analisar e selecionar fornecedores confiáveis, que apresentem condições de entrega de materiais de qualidade, no número desejado, com custos acessíveis e dentro do prazo que a empresa solicita.

Dessa maneira, a lista precisa ter informações completas, montada em formato de planilha. O cadastro dos fornecedores deve conter nomes, tipos de mercadorias fornecidas, prazo de entregas, valor e contatos.

Integre as áreas

A gestão de compras e suprimentos pode estar inteiramente relacionada com outras áreas da organização. A seguir, estão elencadas duas delas:

  • Gestão de estoques: depende de aquisição acertada para obter uma boa composição, de acordo com a demanda. Ao mesmo tempo, o setor de compra precisa de informações do estoque a fim de que possa comprar produtos certos e na hora adequada;
  • Comercial: está diretamente relacionado à área de estoque. Nessa situação, o mais coerente é certificar o intercâmbio de informações relacionadas à previsão de demanda, com a finalidade de garantir que os itens solicitados pelos consumidores sejam atendidos de maneira correta.

Logo, mediante essas duas referências, pode-se se reconhecer como a comunicação entre as áreas deve ser aberta e constante, para que se consigam as informações precisas para realizar um ótimo trabalho.

Aplique o BI

A maioria das empresas passa por adversidades de conseguir conhecer exatamente o que tem em estoque. Um projeto que apresenta uma potente ferramenta como o Business Intelligence (BI), que permite fazer a contagem e a verificação dos produtos em tempo real e de diversas lojas ao mesmo instante, tem o poder de acabar com as confusões.

Naturalmente, que conhece bem o próprio estoque no cotidiano sabe o quanto de espaço dispõe para armazenar novas compras, em qual lugar colocá-las e a que distância está das outras lojas.

Portanto, quando existe uma boa gestão de compras e suprimentos, elevam-se as chances de que todos os outros processos e áreas consigam bons resultados, visto que é nesse aspecto que começa a rotina de muitos outros objetivos alcançados no negócio. Com a correção de falhas e a adoção de melhorias, não só o setor ganha, mas toda a empresa, uma vez que os benefícios serão visíveis.

Gostou de saber o como aprimorar a sua gestão de compras e suprimentos? Então, aprenda mais sobre diagnóstico empresarial: por que é tão importante fazer?

como-abrir-uma-empresa-5-passosPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.