Conheça os benefícios da a antecipação de recebíveis no fluxo de caixa

-
29/05/2019

A antecipação de recebíveis é um recurso utilizado pelas empresas para adiantar o recebimento de valores que só chegariam posteriormente. Por meio da operação, a organização pode receber dinheiro relacionado com as vendas a prazo, parceladas, com duplicatas, cheques e carnês antes mesmo de a cobrança ser realizada ao consumidor.

Assim, esse capital que só entraria no caixa da empresa nos meses seguintes é adiantado e utilizado para saldar os compromissos atuais. Trata-se, portanto, de um método para garantir mais liquidez às vendas a prazo e para melhorar o fluxo de caixa, visto que libera o uso imediato de valores que só poderiam ser acessados no futuro.

Sabendo da importância do tema, preparamos este post explicando os benefícios da antecipação de recebíveis. Confira!

Registre todo o curso

O primeiro passo para otimizar a antecipação de recebíveis do seu negócio é registrar todas as contas a pagar e a receber. Sem o devido controle, o gestor não conseguirá colocar nenhuma outra atividade em prática.

Desse modo, ao anotar os recebíveis é necessário designar o nome do cliente, a data de vencimento da fatura e como o pagamento será realizado. Por último, é preciso realizar uma previsão de quanto a empresa receberá naquele mês.

Assim, o registro é essencial para que o empreendedor conheça quais investimentos poderão ser efetuados e a quantidade de mercadoria que deverá ser comprada para repor suas prateleiras, por exemplo. Com o decorrer do tempo, será capaz de identificar quais são os consumidores mais inadimplentes e quais costumam liquidar suas contas na data marcada.

Delimite os títulos

As empresas contam com vários títulos, mas nem todos devem ser adiantados. Isso porque a responsabilidade será do empreendedor se o devedor não quitar a dívida, então é fundamental verificar aqueles cujos pagamentos são garantidos.

A dica principal é pegar duplicatas, cartão de crédito e cheques pré-datados de clientes confiáveis e que você já conhece.

É importante salientar que os títulos são analisados pelo setor de crédito da instituição financeira. Isso quer dizer que, se existir restrições ou irregularidades no nome do devedor, os títulos não serão aceitos e não poderão ser adiantados.

Faça uma análise das taxas

Em vários casos, as organizações financeiras cobram, além de juros, taxas de serviços na hora da antecipação ou venda de produtos e serviços. Isso ocorre mais regularmente quando a empresa antecipa recebíveis de venda com cartões de crédito.

A empresa deve levar em consideração esses valores na hora de decidir se vai adiantar aquela venda realizada por meio de máquinas de cartão de crédito, com a finalidade de não ter prejuízo sobre a compra.

Portanto, adiantar recebíveis é uma ação recomendada quando a sua empresa precisa de dinheiro rápido. Contar com uma boa gestão de recebíveis é essencial para garantir o sucesso de qualquer empresa. Sendo assim, não deixe de colocar em prática as sugestões mencionadas acima, já que elas vão ajudar a utilizar a antecipação de recebíveis em seu benefício.

Gostou de saber o que é antecipação de recebíveis e como ela pode melhorar o seu fluxo de caixa? Então, aproveite para conhecer também 5 benefícios esperados do diagnóstico empresarial.

como-abrir-uma-empresa-5-passosPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.