Como fazer um negócio dar certo? Confira o que o mercado recomenda

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08/07/2019

De 2013 a 2016, mais de 340 mil empresas fecharam as portas no Brasil. Além disso, 1 em cada 3 estabelecimentos fecha após 2 anos da sua abertura. Tais dados indicam a necessidade de ter máxima atenção nas formas de como fazer um negócio dar certo.

O ambiente empresarial brasileiro é desafiador, principalmente por conta da burocracia e da alta carga e complexidade tributária. Há, ainda, barreiras de adaptação à tecnologia, o que faz com que a gestão tenha que estar preparada para vencer muitos obstáculos.

Para encarar o cenário, descubra neste post como fazer um negócio dar certo e entenda como obter o melhor resultado. Acompanhe!

Conheça bem o mercado de atuação

Conhecer o ambiente e o mercado de atuação, os cenários, os seus desafios e as oportunidades é fundamental para ter êxito. Então, comece pela compreensão do segmento.

Deve-se identificar quais são os concorrentes na ativa, o que os clientes esperam e como obter bons resultados. O Grupo Marisol, por exemplo, usou pesquisas de mercado e notou a necessidade de reposicionamento. Com a mudança, conseguiu driblar concorrentes maiores e retomou o ritmo de crescimento.

Forme uma equipe incomparável

O que diferencia as empresas já não é a tecnologia e nem mesmo o produto. Na maior parte dos casos, tudo isso pode ser imitado e até superado. O que realmente gera mudança tem a ver com o capital humano.

A configuração de talentos é inigualável, então é fundamental montar um time bem treinado e com as competências certas. Assim, é possível obter um resultado único.

A Clinicenter é um bom exemplo. Embora a clínica seja menor que várias concorrentes, a equipe tem um time capacitado e com alto padrão de atendimento. Como consequência, o estabelecimento já se destacou entre os mais inovadores do país.

Foque na satisfação do cliente

Inclusive, a formação do time tem tudo a ver com quem realmente importa: o cliente. Saber como fazer um negócio dar certo inclui, necessariamente, uma boa experiência para os clientes. As pessoas devem se sentir acolhidas e ouvidas pela empresa. E, mais importante, o tratamento deve ser humanizado e personalizado, pois isso ajuda a consolidar o sucesso.

A Nutty Bavarian é um exemplo de franquia que capricha tanto no atendimento offline quanto na versão conectada. Com isso, os clientes se engajam com a marca e é possível conquistar fidelização e novas vendas.

Automatize processos

Embora a tecnologia seja um dos desafios dos empreendimentos brasileiros, não dá para se manter longe dela. O ideal é buscar automatizar processos, pois isso garante eficiência, produtividade e redução dos custos. Inclusive, já há muitos sistemas e equipamentos voltados para empresas menores.

A Perol é uma pequena fábrica de produtos de limpeza que passou a automatizar o controle de estoque. Com isso, diminuiu as perdas, melhorou a logística e conseguiu mais destaque em relação aos concorrentes.

Conte com parceiros

Embora a responsabilidade do sucesso esteja em cada negócio, não é preciso fazer tudo sozinho. É possível contar com a parceria de fornecedoras ou empresas especializadas em certas soluções.

Ao terceirizar a contabilidade, por exemplo, o empreendimento evita erros e consegue focar no que realmente importa. Isso diminui os riscos de problemas e favorece a conquista de um bom desempenho. Já a parceria comercial com uma empresa complementar potencializa as vendas e faz com que ambas saiam ganhando.

Agora que você já sabe como fazer um negócio dar certo, é preciso começar a colocá-lo em prática. Para tanto, vale reconhecer as necessidades, elaborar um planejamento e montar um plano de ação. Com as adaptações necessárias ao longo do caminho, a sua pequena empresa tem a chance de se destacar.

Além de tudo, não dá para descuidar das finanças. Por isso, é de fundamental importância o empresário ser bem assessorado na área financeira e assim ele possa acompanhar e gerenciar melhor seus recursos e melhor aplica-los.

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