5 razões para fazer a revisão tributária da empresa frequentemente

-
06/09/2019

mesa de escritório com documentos em cima

A legislação fiscal brasileira é muito complexa e a carga tributária bastante alta, fazendo com que os empreendedores tenham problemas quanto ao gerenciamento dos impostos e finanças do negócio. Para garantir a conformidade dos processos, contar com o auxílio da revisão tributária é essencial.

Trata-se da apuração minuciosa de todos os tributos que precisam ser pagos por uma companhia, além de possibilitar a identificação dos riscos e oportunidades tributárias. Para que você entenda melhor como ela funciona e suas vantagens, preparamos este post com os 5 principais motivos para fazer a revisão tributária. Confira!

Como é feita a revisão tributária?

Os profissionais contratados realizam um estudo detalhado do empreendimento, compreendo todo o fluxo, desde o processo de compra de matéria-prima até a entrega do produto ou serviço. Após a identificação do modelo de negócio, o objetivo passa a ser a apuração de todos os tributos pagos e a averiguação se houve o preenchimento exato de todas as obrigações acessórias.

No final de tudo, é elaborado um planejamento tributário, em que é possível enquadrar a empresa no melhor regime tributário de acordo com seu porte, faturamento, atividade exercida, entre outros, reduzindo e evitando o pagamento indevido de impostos.

Por que fazer a revisão tributária?

A revisão tributária torna-se necessária em todos os empreendimentos porque pode trazer diversas vantagens. A seguir, vejas as principais.

1. Reconhecimento de novos créditos

O reconhecimento de novos créditos tributários é um dos resultados adquiridos. Por meio de um mapeamento da organização alinhado com a lei vigente, é possível identificar a existência de potenciais novos créditos tributários e incentivos fiscais até então desconhecidos.

2. Diminuição dos riscos

O recolhimento de impostos é um fator muito importante para os resultados do negócio, tendo em vista seu relacionamento direto com o planejamento financeiro da empresa. Assim, o recolhimento apropriado dos tributos minimiza riscos de problemas com o Fisco, aplicação de multas, instauração de processos administrativos e até execuções fiscais.

3. Prevenção contra autuações fiscais

Da mesma forma que pagar impostos gera prejuízos à competitividade da empresa, deixar de pagá-los pode resultar, inclusive, no encerramento das atividades do negócio. A revisão, nesse caso, é um importante elemento preventivo, usado para fortificar as finanças da organização e nortear os gestores desde o planejamento até a realização das demandas de revisão periódica.

4. Projeção de preços

O planejamento tributário gera efeitos diretamente nos preços dos produtos e serviços. Por isso, a revisão tributária traz segurança e componentes que permitem um plano de preços mais concreto e com base em dados reais sobre o negócio.

Um estudo e análise eficientes da companhia trazem uma melhora geral nas operações e a empresa se beneficia não apenas com a diminuição do pagamento de tributos indevidos, mas também com a viabilidade de assegurar maior competitividade no mercado.

5. Aprimoramento dos processos de gestão

O processo de gestão engloba várias estratégias e recursos que buscam o bom desenvolvimento da instituição. Nesse contexto, a aplicação de uma revisão tributária periódica garante o aprimoramento do gerenciamento, já que coloca em pauta aspectos relativos ao adequado recolhimento de tributos e à minimização dos gastos ligados a eles.

Agora que você entendeu a importância da revisão tributária, o ideal é contar com o auxílio de profissionais qualificados na área a fim de que todas as demandas fiscais sejam atendidas. Para isso, busque por uma empresa de contabilidade que ajude a deixar os processos contábeis mais estratégicos independentemente do porte do negócio.

Quer tornar a gestão de tributos do seu negócio mais eficaz e aproveitar dos seus benefícios? Entre em contato com a gente e veja como podemos contribuir para que isso aconteça!

como-abrir-uma-empresa-5-passosPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.