Ciclo PDCA: entenda de vez como usar esse método

-
11/12/2019

Ciclo PDCA: entenda de vez como usar esse método

O ciclo PDCA consiste em uma metodologia de aperfeiçoamento de gestão. Ou seja, sua empresa é capaz de aperfeiçoar diversas atividades, como projetos e processos fundamentais para o funcionamento do negócio, além de solucionar as adversidades que interferem na sua operação.

Nesse sentido, é importante ressaltar que o método PDCA é um dos mais conhecidos para auxiliar a execução do planejamento estratégico de maneira eficaz. Além disso, a técnica também é aplicada para desenvolver soluções para os principais problemas da empresa, principalmente para aqueles que insistam em continuar.

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda de vez como usar o ciclo PDCA!

Como aplicar o método PDCA?

A melhor maneira de monitorar os processos e resultados ocasionados pelo ciclo PDCA é por meio de um eficiente software que propicie uma gestão integrada.

Por meio de um sistema, todas as tarefas e movimentações do negócio podem ser administradas em um único local. Além disso, é possível cruzar informações e elaborar relatórios específicos para cada situação que a empresa apresenta.

Quais melhorias ele proporciona?

O método PDCA pode proporcionar diversas melhorias para as empresas que o utilizam, visto que é capaz de melhorar todos os processos organizacionais. Dentre os seus principais benefícios, podemos citar:

  • rapidez nas atividades;
  • aperfeiçoamento de todas as tarefas;
  • otimização de diretrizes de controle;
  • integração das fases produtivas;
  • envolvimento dos colaboradores;
  • aprimoramento diário dos processos.

Quais são as etapas do ciclo?

Para que você conheça mais sobre o ciclo PDCA, é necessário conhecer todas as fases que o constituem. Saiba, a seguir, mais sobre cada uma!

Plan (Planejamento)

Todo processo apresenta uma fase de planejamento. Em geral, ela está associada a suas entradas ou o que fazer ao receber os dados que ativam o processo. Nessa primeira etapa, é preciso estabelecer o que deve ser realizado antes de executar o processo. Assim sendo, é necessário realizar uma pesquisa, organizar as informações que chegam de outros processos e realizar reuniões de alinhamento.

Do (Execução)

Na etapa de execução, é necessário cumprir todas as tarefas essenciais para efetuar o processo. Essa fase é uma das mais simples, visto que se deve escrever tudo que precisa ser feito. Nela, é preciso conter:

  • o que realizar com as entradas que chegam ao processo;
  • quais são as tarefas do processo e como realizá-las;
  • como as saídas do processo são elaboradas e enviadas

Check (Verificação)

A etapa de verificação tem a finalidade de monitorar o desempenho real do processo em comparação com o desenvolvimento esperado, analisando se a execução foi de acordo com o planejado anteriormente e se os resultados foram alcançados.

Act (Agir)

A última fase do ciclo do PDCA depende da verificação para ocorrer. É ela que garante que o processo está em constante melhoria. Nela, ações corretivas precisam ser tomadas com base no que foi observado na etapa anterior e no que é esperado do processo como um todo.

Portanto, quando a organização aplica o método PDCA, o gestor pode documentar e administrar todos os processos organizacionais de forma eficiente, evitando a falta de alinhamento com os propósitos da empresa. Além disso, a instituição pode contar com uma empresa especializada no assunto para alcançar resultados ainda melhores.

Gostou do nosso post? Então aproveite para baixar nosso e-book de gestão básico e aprender como reduzir os custos de sua empresa!

como-abrir-uma-empresa-5-passosPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.