Checklist: 5 passos para fazer o fechamento de caixa corretamente

-
26/12/2019

Checklist: 5 passos para fazer o fechamento de caixa corretamente

O fechamento de caixa consiste em uma atividade que engloba cuidado e atenção na certificação dos valores e na checagem das operações efetuadas. Essa ação permite que a saúde financeira da empresa esteja sempre organizada e em dia.

No primeiro momento, parece ser uma tarefa muito simples, porém, costuma ocasionar dúvidas para os investidores e operadores. Nesse sentido, é necessário que o gestor de caixa realize todos os procedimentos solicitados pela organização.

O propósito é sempre evitar adversidades no fechamento de caixa e reduzir erros comuns no decorrer do cotidiano, que dificultam os cálculos para a relação exata dos saldos das movimentações.

Neste post, apresentaremos 5 passos para fazer o fechamento de caixa corretamente. Continue a leitura e aprenda mais!

1. Defina o responsável pelo fechamento de caixa

Conseguir um funcionário capacitado para realizar essa tarefa administrativa é primordial. Dessa forma, busque por um profissional que seja atento aos detalhes e tenha experiência na área.

2. Abra o caixa

A abertura do caixa precisa ser efetuada dando entrada no valor de reserva, também nomeado de fundo de troco. É preciso registrar em uma planilha esse valor, e ele deve ser uma pequena quantia, composta por moedas e cédulas.

Tal valor será disponibilizado para os consumidores, no momento de recebimento da compra. Além disso, pode ser usado para pequenas despesas.

3. Registre todas as entradas e saídas

É necessário ter em mente que todas as movimentações financeiras executadas no decorrer do dia precisam ser registradas.

Isso é importante tanto para os gastos das mais diversas origens quanto para as receitas geradas pelos serviços ou vendas ofertados. Logo, não deixe nada de lado, mesmo que os valores sejam considerados irrelevantes.

Com a finalidade de aperfeiçoar o controle, elabore no fluxo de caixa categorias distintas para os custos, por exemplo, recebimentos em cartões de crédito, débito e à vista.

É preciso considerar ainda que os gastos mudam bastante conforme o seu modelo de negócio. Por exemplo, na prestação de serviço é comum existirem despesas com abastecimento do transporte, alimentação e estacionamento.

Sendo assim, deve-se juntar os recibos, comprovantes e notas fiscais para facilitar a administração e também para realizar possíveis reembolsos.

4. Faça a conferência dos valores

Antes do fechamento de caixa, é preciso confirmar se as despesas e as receitas estão compatíveis com os valores encontrados. Uma boa prática é separar de acordo com o tipo de movimentação para melhor analisar possíveis divergências e suas origens.

Para conseguir bons resultados, faça essa conferência a cada troca de turno, já que isso permitirá encontrar mais rapidamente possíveis equívocos, como um troco errado ou a ausência de algum registro sobre devolução ou troca de algum produto.

5. Conclua o fechamento

Se todas as fases anteriores forem realizadas corretamente, esta tende a ser mais simples, já que basta diminuir as receitas pelos custos para alcançar o novo saldo. Esse valor será usado como ponto de partida para o próximo dia.

Ressaltando ainda que, em algumas organizações, é essencial realizar um fechamento parcial e outro total, sendo o primeiro deles a cada troca de expediente e o segundo ao finalizar o turno.

Todas essas dicas são boas ações de gestão financeira, imprescindíveis para a permanência, sobrevivência e desenvolvimento de sua empresa. Além disso, é importante contar com profissionais de qualidade e capacitados para realizar o fechamento de caixa e uma assessoria competente para evitar possíveis erros.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações a respeito desse procedimento? Então, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.

como-abrir-uma-empresa-5-passosPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.