6 formas de reduzir custos operacionais de empresas prestadoras de serviços

-
17/02/2019

Uma maneira de alcançar resultados mais expressivos dentro de qualquer empresa prestadora de serviços é reduzir custos operacionais.

Fazendo isso de maneira racional, sem comprometer a qualidade daquilo que será entregue ao cliente, você pode gerar competitividade para o seu negócio.

Ficou interessado? Nas próximas linhas, mostraremos a você 6 formas de reduzir custos operacionais na sua empresa e, assim, obter um grande diferencial no mercado. Confira!

1. Mapeie os processos

Comece analisando as ações da sua empresa. Confira cada tarefa em busca de possíveis falhas e oportunidades de melhorias. Acredite: sempre é possível reconhecer situações desse tipo.

Nessa primeira etapa, anote os problemas identificados e faça um diagnóstico completo. Em função dele, você conseguirá realizar cortes racionais e entenderá quais processos podem ser otimizados com o uso da tecnologia.

2. Elimine o desperdício

Comece a estabelecer limites. Considere os gastos da empresa e determine as quantidades máximas de materiais que podem ser consumidas pelos seus colaboradores.

Como exemplo, podemos citar desde os artigos de uso interno, como materiais de escritório, até os equipamentos que apresentam maior consumo de energia elétrica. Se necessário, substitua aparelhos por outros que sejam mais eficientes.

3. Terceirize tarefas

A terceirização deve ser considerada quando a empresa precisa diminuir custos com empregados, pois permite, por exemplo, gastar menos com tributos. Fique atento à lei da terceirização, sancionada no Brasil em 2017.

Sabendo terceirizar serviços com critérios, você consegue manter a qualidade do que leva ao mercado, reduz despesas e mantem o foco em sua atividade fim.

4. Adote um sistema de gestão

Com um sistema de gestão adequado, você cria meios para otimizar a sua produção e, consequentemente, torná-la mais barata e moderna.

Considere o investimento em algo que, dentro de alguns meses, possa trazer o chamado payback para a sua empresa — um retorno capaz de cobrir o que foi investido.

Isso tende a aumentar a produtividade com segurança. Entre as opções estão os softwares de gestão, que automatizam as tarefas e simplificam o controle de ações.

5. Reavalie seus fornecedores

Analise seus gastos com fornecedores e, caso considere necessário, procure outras possibilidades.

Caso sua empresa tenha vários fornecedores, tente selecionar o melhor deles para oferecer uma parceria exclusiva em troca de preços mais baixos.

Isso pode diminuir seus gastos, além de criar uma relação mais sólida com outra empresa.

6. Invista em treinamento

Uma maneira muito eficiente de reduzir os custos operacionais, mas que acaba sendo negligenciada por parte das empresas, é investir na própria equipe.

Com treinamentos qualificados, você consegue melhorar o desempenho dos colaboradores nas tarefas do dia a dia, além de simplificar sua adaptação aos novos recursos sempre que surgirem.

Assim, as principais formas de reduzir custos operacionais de empresas prestadoras de serviços são: mapear os processos, eliminar o desperdício, terceirizar tarefas, adotar um sistema de gestão, reavaliar fornecedores e investir em treinamento.

Viu só como é possível reduzir custos operacionais na sua empresa? Conhece outras formas de fazer isso? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores a sua opinião!

como-abrir-uma-empresa-5-passosPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Que tal conversar sobre
Planejamento Contábil?

Agende uma visita com a nossa equipe de especialistas.