5 dicas para fazer do cliente seu “melhor cartão de visitas”

06/07/2018

Se você é dono de escritório de contabilidade, sabe que conquistar um cliente contábil tem sido cada vez mais uma tarefa árdua. Não só pela concorrência, mas pela diversas opções de serviços ou “amigos” que esses clientes possam ter.

Ultimamente, tenho ouvido falar muito sobre a importância de prestar uma contabilidade focada em gestão. Ou seja, que vai além dos cálculos dos impostos e mais na consultoria contábil e financeira das empresas.

Mas isso é o que o contador sempre deveria ter feito e foi se perdendo pelo caminho diante do tanto de obrigações acessórias que foram impostas como sendo de sua responsabilidade. Gerar e interpretar relatórios que vão embasar a tomada de decisão do empresário é a essência da contabilidade.

Porém, você já parou para pensar que, mesmo com relatórios contábeis bem elaborados (que sabemos que não é fácil), sem relacionamento com o cliente é impossível transmitir todas essas informações e fazê-lo alcançar resultados realmente efetivos?

Estabelecer uma conexão da contabilidade com o cliente é a melhor forma de deixar claro para o empresário que você está trabalhando também pelo sucesso da empresa dele! Veja a importância do relacionamento com o cliente lendo esses 5 pontos que separei para você:

5 dicas para fazer seu cliente o “melhor cartão de visitas”

1) Despertar o desejo

Desde o envio da proposta de serviços contábeis é importante que você encante o empresário, despertando o desejo em ser seu cliente já no primeiro contato. Sempre que possível, apresente a proposta pessoalmente, aproveite para conversar um pouco sobre o ramo, perguntar da sua história e decisão de empreender.

A maioria das pessoas gosta de compartilhar suas experiências e conquistas. Também nesse momento é importante repassar as responsabilidades que vem por trás de toda personalidade jurídica, proporcionando a segurança que ele precisa e valorização do seu conhecimento. É uma ótima forma de iniciar uma relação de confiança!

2) Experiência do cliente

Mesmo depois de conquistar o cliente temos que preocupar com a experiência dele com o escritório de contabilidade, não dá pra achar que cliente é tudo igual e só muda o endereço. Uma dica é ouvir sempre com muita atenção e tratar cada cliente como se fosse único. E realmente é!

Fazer um atendimento personalizado e individualizado para conhecermos as necessidades de cada cliente, assim vamos construindo diariamente a relação de confiança com o cliente, mostrando que realmente nos preocupamos com ele e não é apenas mais um dentro da nossa cartela de clientes.

A confiança é base de todo e qualquer relacionamento, no mundo dos escritórios de contabilidade não poderia ser diferente, é fundamental para que se construam relações duradouras e de longo prazo.

3) Comunique-se de forma clara e acessível (evite termos técnicos)

Você já imaginou conversar com alguém de outro país sem saber o seu idioma? Pois é, assim que seus clientes irão se sentir se você começar a falar com eles usando termos técnicos, legislações e siglas da profissão.

Nas conversas e reuniões, não dificulte o entendimento, escolha palavras comumente utilizadas e dê as devidas explicações que vão ajudá-lo a entender e não confundir mais. O contador e o cliente tem que falar ‘a mesma língua’ podendo assim, inclusive, evitar transtornos futuros.

4) Feedback do cliente

Criar uma rotina de comunicação para também ouvir o que o cliente tem a dizer pode ser, além de um indicador de qualidade do escritório de contabilidade, um facilitador pois poderão ser esclarecidas dúvidas antes mesmo delas existirem, agilizando o dia a dia do cliente.

Ao disponibilizar um tempo da equipe para esse contato ela irá programar a melhor data e horário para as ligações, agilizando assim o dia a dia do escritório de contabilidade também, pois espera-se que sejam reduzidas as ligações que interrompem a execução das tarefas.

Além disso, quanto mais o contador participa do negócio e aconselha o empresário nos procedimentos rotineiros, o número de erros reduz e o risco é minimizado para os dois lados. Podendo evitar inclusive que a situação do cliente chegue a uma situação crítica de execução fiscal ou fluxo de caixa negativo, com informações sendo trocadas com mais frequência.

5) Tenha um bom relacionamento com o seu cliente

Por último, e não menos importante…Você já reparou que um empresário sempre conhece outro empresário? Seja do mesmo ramo ou de ramo totalmente diferente.

Eles sempre estão em contato e, pode ter certeza, trocam experiências sobre o seu contador e sobre como é prestado o serviço contábil para o seu negócio. Esta aí a “chave” para você conquistar mais novos clientes.

Não vai ser somente fazendo um cartão de visitas impecável, mas, principalmente, investindo no seu melhor cartão de visitas: o seu cliente. Ele pode contagiar outros empresários contando a experiência que vive ao deixar você e sua equipe cuidando da contabilidade da sua empresa.

Mas para isso ele precisa estar encantado, o seu escritório de contabilidade tem que estar proporcionando uma experiência incrível que faça não somente garantir a permanência dele na sua empresa contábil e, consequentemente, no crescimento do seu negócio, mas, também estar encantado ao ponto de influenciar outras pessoas.

Fonte: Fortes Tecnologia por Bruna Rauen

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